OnlyFans vai bloquear conteúdo sexualmente explícito por pressão de bancos

A plataforma conhecida por hospedar e monetizar conteúdo adulto está mudando suas políticas para se adaptar às exigências de parceiros financeiros

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 9 meses
O que é o Onlyfans / Diego Melo / Reprodução

O OnlyFans vai bloquear vídeos de pornografia e material com conteúdo explícito a partir de 1º de outubro. Amplamente conhecida pelas publicações de conteúdo adulto, a plataforma que já conta com mais de 130 milhões de usuários está mudando suas políticas para se adaptar à pressão de bancos e parceiros financeiros. Apesar disso, após o prazo limite, ainda será possível postar nudes.

O comunicado foi feito nesta quinta-feira (19) pela companhia à Variety:

“Para garantir a sustentabilidade a longo prazo de nossa plataforma e continuar a hospedar uma comunidade inclusiva de criadores e fãs, devemos evoluir nossas diretrizes de conteúdo”.

A empresa garante que a nova política ainda permitirá nudez, desde que esteja de acordo com os padrões previstos, e de que o conteúdo não seja gravado ou transmitido em regiões onde nudez é ilegal.

Na quarta-feira (18), a companhia anunciou uma versão “comportada” do OnlyFans, onde os nudes não são bem-vindos — trata-se do OFTV, que poderá ser submetido às diretrizes de lojas de aplicativos como App Store e Play Store, e deve trazer conteúdo de bastidores, entrevistas, entre outros tipos de publicações.

OnlyFans quer ser alternativa para criadores em geral

O OnlyFans vem passando por mudanças graduais ao longo do tempo: artistas e ídolos começaram a aproveitar suas ferramentas para distribuir conteúdo de forma “segura” com fãs que estão dispostos a pagar para ter acesso a publicações mais exclusivas — independentemente do teor das postagens.

Com o sucesso do modelo de negócios do OnlyFans, a lógica da plataforma esteve na mira da concorrência — o Twitter lançou o Super Follow, e o Instagram passou a desenvolver planos para Stories exclusivos.

Aparentemente, o OnlyFans quer atrair investimentos para bater de frente com essas redes e atrair um público maior, o que acaba resultado em uma necessidade de mudança, já que conteúdo adulto traz uma série de implicações (e ainda carrega estigmas).

Mais detalhes sobre a mudança devem ser compartilhados em breve pela plataforma.

Relacionados

Escrito por

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Temas populares