Operadoras poderão cortar internet do pós-pago em caso de inadimplência

Regras atuais estabelecem a redução da velocidade e a cobrança do preço cheio durante o período de fatura em atraso.

Thássius Veloso
Por
Saiba como descobrir o IMEI de um celular
Consumidor poderá encerrar contrato após 60 dias de suspensão (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Uma importante mudança no regulamento de telecomunicações poderá afetar os clientes da telefonia móvel no pós-pago. A Agência Nacional de Telecomunicações autorizou que as empresas do setor cortem o sinal de internet em caso de inadimplência. As operadoras poderão tomar a medida após 20 dias de atraso na fatura.

Hoje em dia, as empresas do setor não podem cortar o serviço de dados por completo. Elas reduzem a velocidade da conexão durante o período de inadimplência.

A medida foi divulgada nesta semana, junto a novas regras que pioram o SAC das operadoras de telefonia. No entanto, só entrará em vigor quando for publicada no Diário Oficial da União.

Mudança na cobrança

A modificação na forma de lidar com a inadimplência no pós-pago também terá impacto no método de cobrança. Atualmente, as empresas reduzem a velocidade, mas podem cobrar o preço cheio do período em que o consumidor permaneceu com a fatura em atraso.

Com as novas regras da Anatel, as empresas não poderão cobrar este período. Em resumo: elas irão cortar o sinal de internet e interromper a tarifação. Também deverão manter o recebimento de chamadas/SMS e a realização de chamadas emergenciais.

O consumidor poderá rescindir o contrato com a operadora após 60 dias de suspensão do serviço de internet móvel.

Receba mais sobre Anatel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados