Existem inúmeros serviços de DNS, todos com a mesma finalidade: traduzir um endereço (tecnoblog.net) para um IP (104.25.134.33). Mas o Quad9, mantido por IBM e Packet Clearing House, tem um recurso adicional: ele promete bloquear o acesso a domínios associados a botnets, ataques de phishing e servidores maliciosos em geral.
O Quad9 é um serviço de DNS como o OpenDNS e o Google Public DNS, mas está integrado a 19 listas de domínios maliciosos atualizadas constantemente. Quando um computador tenta requisitar um endereço que distribui malware, o IP não é resolvido e o acesso não é completado.
A IBM diz ao Ars Technica que o Quad9 se preocupa com privacidade e, quando armazena dados dos usuários, o faz anonimamente. Além disso, há uma “lista dourada” de domínios que nunca devem ser bloqueados, como os do Google, Amazon e Microsoft. Por fim, os servidores de DNS estão espalhados em 70 locais para garantir a disponibilidade do serviço, sendo que o número deve subir para 100 até o final do ano.
O IP do servidor de DNS do Quad9 é (um doce para quem adivinhar!) 9.9.9.9. Se for utilizá-lo para bloquear domínios maliciosos, configure-o como único servidor de DNS — ou seja, não preencha o DNS secundário.
Leia mais: Como mudar o DNS no Windows 10 e Mac