Snapdragon 8cx traz 4G e bateria de 25 horas para notebooks com Windows 10

Novo processador da Qualcomm para PCs é fabricado em 7 nm, não precisa de ventoinha e tem mais poder que Snapdragon 855

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Qualcomm Snapdragon 8cx é uma linha de processadores Arm para computadores

Direto do Havaí — A Qualcomm anunciou nesta quinta-feira (6) o Snapdragon 8cx, a terceira plataforma da empresa para computadores com Windows 10. Com nomenclatura nova, o processador de 7 nanômetros quer trazer mais desempenho para notebooks de arquitetura ARM, mantendo a promessa da conexão sempre ativa e da bateria com duração de múltiplos dias.

GPU Adreno 680, CPU Kryo 495, modem 4G de 2 Gb/s e mais

O Snapdragon 8cx é mais potente que o Snapdragon 855 para smartphones: ele traz uma GPU Adreno 680 (em vez da Adreno 640) que promete ser 3,5 vezes mais poderosa que o chip gráfico do Snapdragon 835, tem suporte para a API DirectX 12 e pode dar conta de dois monitores externos com resolução 4K HDR. A eficiência energética é 50% melhor que a do Snapdragon 850, segundo a Qualcomm.

A CPU também é diferente: são oito núcleos Kryo 495 com 10 MB de cache fabricados em 7 nanômetros, o que também torna o Snapdragon 8cx o primeiro chip para PCs com essa litografia. A Qualcomm diz que, considerando um TDP de 7 watts, seu processador oferece o dobro de desempenho da concorrência, que não sabemos que é a Intel.

Snapdragon 8cx

A conectividade é feita por meio do modem Snapdragon X24, que funciona com redes 4G LTE com velocidades de download de até 2 Gb/s. Isso permite que os notebooks com Windows 10 continuem baixando e-mails, atualizações e outras informações mesmo em modo de espera, sem afetar a duração de bateria. As fabricantes também poderão optar por incluir suporte ao 5G em seus produtos.

Os notebooks com o Snapdragon 8cx não precisarão de ventoinhas e terão autonomia de “múltiplos dias”. Isso, na verdade, é uma jogada de marketing da Qualcomm: as máquinas tipicamente terão baterias de 25 horas, mas, como nenhuma pessoa normal gasta todo esse tempo ininterruptamente na frente de um PC, estamos falando de algo como dois ou três dias de trabalho sem precisar de uma tomada.

Snapdragon 8cx

Algumas tecnologias presentes nos smartphones foram importadas para o Snapdragon 8cx: é possível carregar a bateria dos notebooks com o Quick Charge 4+ nas portas USB-C 3.1, bem como ouvir música por meio de fones de ouvido Bluetooth compatíveis com o Qualcomm aptX, que diminui a latência dos tradicionais 200 ms para até 80 ms.

E, como estamos falando de PCs, o Snapdragon 8cx traz suporte para periféricos PCIe, oito canais de memórias LPDDR4x e armazenamento em SSD no padrão NVMe. Outros recursos incluem Bluetooth 5.0, NFC, decodificação de vídeos em 4K HDR a 120 quadros por segundo e Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac/ad nas frequências de 2,4, 5 e 60 GHz.

Snapdragon 8cx

Mas o Snapdragon 835 e o 850 não decolaram até agora

A Qualcomm dedicou algum tempo para mostrar que sua plataforma de PCs amadureceu bastante nos últimos meses: o Snapdragon 8cx terá suporte para o Windows 10 Enterprise e a suíte de apps corporativos da Microsoft, o que deve acelerar a adoção do produto em empresas que têm exigências mais específicas com relação à segurança e ao gerenciamento das máquinas.

Softwares mais famosos foram otimizados para a arquitetura, como o Mozilla Firefox: ele está sendo compilado para rodar em ARM64 de forma nativa no Windows 10, inclusive com suporte a múltiplos processos para melhorar o desempenho. O Google Chrome também deverá chegar aos PCs com Snapdragon 8cx, assim como os aplicativos da Symantec.

Snapdragon 8cx

Quando chega?

O Snapdragon 8cx já está sendo enviado às fabricantes, mas quem quiser um PC com o novo processador terá que esperar mais: os primeiros notebooks devem ser lançados no mercado no terceiro trimestre de 2019.

Bastidores em vídeo

Paulo Higa viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados