Lenovo traz notebook com processador Snapdragon e 5G para o Brasil
ThinkPad X13s será primeiro notebook do Brasil com chip Snapdragon 8cx Gen 3; aparelho tem suporte para 5G da Vivo, marca com exclusividade de fornecimento
ThinkPad X13s será primeiro notebook do Brasil com chip Snapdragon 8cx Gen 3; aparelho tem suporte para 5G da Vivo, marca com exclusividade de fornecimento
A Lenovo anunciou o ThinkPad X13s para o mercado brasileiro. O notebook também será o primeiro a ser vendido com um processador Qualcomm Snapdragon no país. Conhecida no mercado de smartphones, a Qualcomm também produz chips para laptops, além de fornecer outras plataformas para eletrônicos, como vestíveis e óculos de VR/AR.
Outra coisa pouco comum do ThinkPad X13s é que ele possui suporte para 5G. O recurso é ótimo para ter uma internet rápida, mas há um porém: o notebook só está disponível para clientes corporativos da Vivo, que podem comprar ou alugar o ThinkPad X13s — que tem como alvo o segmento profissional.
O Lenovo ThinkPad 13s utiliza uma combinação pouco vista nos PCs: o chip Snapdragon, com arquitetura Arm, e Windows 11 Pro. Com ênfase nas aspas, temos uma “mini-revolução” no notebook. Nos últimos tempos, a Microsoft vem aprimorando seu sistema operacional para rodar sem problemas em chips Arm.
De acordo com a Qualcomm, o processador Snapdragon 8cx Gen 3, lançado em dezembro de 2021, tem um desempenho 85% maior que o seu antecessor em multithread. O salto em thread única é de 40%.
A combinação de núcleos segue o que a Qualcomm faz nos mobiles (e que foi adotado pela Intel na 12ª geração): oito cores, mas divididos em quatro de desempenho e quatro de eficiência. Os primeiros são usados em tarefas mais pesadas, enquanto os outros entram em ação em momentos de menor exigência.
Graças ao seu chip Snapdragon, o Thinkpad 13s tem suporte para rede móvel 5G — o primeiro notebook com essa conectividade. O laptop também tem conexão para Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.1.
O notebook Lenovo ThinkPad 13s é vendido com até 32 GB de memória RAM LPDDR4x e com armazenamento de até 1 TB. A parte gráfica utiliza a GPU Adreno, da própria Qualcomm. Um dos pontes fortes do laptop é bateria com capacidade para mais de 28 horas de uso, segundo a Lenovo.
Com o lançamento do ThinkPad 13s no Brasil, sua combinação de processador Snapdragon 8cx 3 Gen, lançado em dezembro de 2021, e Windows pode chegar a mais pessoas — fator fundamental para popularizar a combinação Arm e Microsoft, o que justificaria mais investimento na compatibilidade entre o sistema operacional e a arquitetura.
Infelizmente, ele não é para todos. Além do preço base de R$ 10.930, o notebook Lenovo ThinkPad 13s só está à venda para clientes do serviço corporativo da Vivo. As empresas que comprarem o produto ainda ganharão uma oferta de plano 5G com 100 GB por R$ 79,90 ao mês.