Lenovo pode apresentar notebook com tela transparente na MWC 2024

Rumores e vazamento mostram que a fabricante deve levar conceito de laptop com tela OLED transparente para evento de tecnologia realizado na Espanha

Felipe Freitas
Por
Lenovo pode apresentar conceito de laptop com tela transparente no fim de fevereiro (Imagem: Evan Blass/Twitter)

A Lenovo pode anunciar nas próximas semanas o primeiro conceito de notebook com tela transparente da história. O famoso leaker Evan Blass divulgou nesta quinta-feira (15) possíveis imagens promocionais do laptop. A expectativa é que a fabricante chinesa apresente o notebook na MWC 2024, evento de tecnologia que será realizado entre 26 e 29 de fevereiro, em Barcelona.

O Tecnoblog estará na cobertura da WMC 2024 direto da cidade espanhola. Fique de olho nas nossas redes sociais para conferir os principais produtos apresentados no evento e os bastidores — se o notebook com tela transparente for apresentado, nós avisaremos.

O laptop da Lenovo, cujo nome ainda é um mistério, não inova só na escolha da tela. O dispositivo, pelo que vemos na suposta imagem promocional, não traz webcam. A ausência desse recurso é uma novidade no segmento, que nos últimos anos se tornou padrão nos laptops. Porém, a falta da webcam é resultado do uso de uma tela transparente — tecnologia que ainda dá seus primeiros passos.

Imagem promocional indica uso de caneta stylus

Caneta stylus na imagem de notebook com tela transparente levanta ideia de suporte para essa tecnologia (Imagem: Evan Blass/Twitter)
Caneta stylus na imagem de notebook com tela transparente levanta ideia de suporte para essa tecnologia (Imagem: Evan Blass/Twitter)

Um detalhe que chama atenção na suposta imagem promocional é a presença de uma caneta stylus. O acessório, posicionado ao lado do notebook, deixa para a imaginação a ideia de que a tela será compatível com essa tecnologia. Fabricantes de painéis transparentes já demonstraram a capacidade de touchscreen dessas telas. Logo, o notebook pode entregar compatibilidade com caneta stylus e toque.

Mesmo que o notebook seja um conceito e que ainda esteja no campo do rumor, já dá para adivinhar qual é o tipo de tela usado pela Lenovo: OLED. Esse tipo de painel permite a criação dessas telas transparentes — e das flexíveis usadas em smartphone dobráveis.

Fechado, notebook da Lenovo manteria iluminação do teclado (Imagem: Reprodução/WindowsReport)
Fechado, notebook da Lenovo manteria iluminação do teclado (Imagem: Reprodução/WindowsReport)

Em outro vazamento, publicado pelo Windows Report, vemos que o uso de uma tela transparente traz um visual diferente. Ao fechar a tampa, o teclado segue visível para o usuário. Já na suposta foto promocional, a arte do Windows 11 aproveita bem o efeito do display transparente, flutuando no visor e permitindo a visualização do fundo ao seu redor (como uma imagem PNG).

LG mostrou TV transparente na CES 2024

Durante a CES 2024, a LG mostrou a Signature OLED T, sua televisão com tela transparente. O produto está na fase de pré-produção e sem previsão de lançamento. O que sabemos é que o seu lançamento acontecerá primeiro nos Estados Unidos.

Na demonstração, a qualidade de imagem se mostrou alta tanto no modo transparente quando no modo tradicional. Será interessante ver essa tecnologia em um laptop.

Com informações: Android Headlines

Receba mais sobre Lenovo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados