MWC 2024: Lenovo mostra laptop com tela transparente

Fabricante chinesa apresentou conceito de laptop com tela transparente. Não há garantias de lançamento, mas alguns recursos devem chegar em outros produtos

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Divulgação/Lenovo)
Lenovo ThinkBook Transparent Display está em exibição na MWC 2024 (Imagem: Divulgação/Lenovo)

A Lenovo confirmou na Mobile World Congress (MWC) 2024 o conceito de um notebook com tela transparente. O laptop batizado de ThinkBook Transparent Display não tem data para ser lançado e talvez nunca chegue às lojas. No entanto, algumas das tecnologias mostradas pela fabricante podem estrear em notebooks que serão lançados ainda neste ano.

A MWC 2024 é realizada em Barcelona e o Tecnoblog está cobrindo presencialmente o evento. Confira nas nossas redes sociais os bastidores da maior feira sobre mobiles e o primeiro contato com os produtos apresentado no congresso.

Laptop com tela transparente da Lenovo

(Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Tela transparente, caneta stylus e teclado que some são algumas das novidades do conceito apresentado pela Lenovo (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

O notebook com tela transparente da Lenovo surgiu em rumores algumas semanas atrás. Agora, com a confirmação da empresa, sabemos mais detalhes e recursos do conceito.

Começando pela estrela: a tela transparente. O painel de 17,3 polegadas utiliza a tecnologia microLED para gerar a imagem no display. A vantagem no uso dos microLEDs é que eles têm uma durabilidade maior quando comparado com os painéis OLED.

Além do mais, essa tecnologia permite uma tela com o brilho da tela superior aos painéis OLED. A Lenovo afirma que o conceito mantém uma boa exibição tanto em espaços fechados quanto abertos, com brilho máximo de 1.000 nits.

Na foto vazada semanas atrás, um detalhe chamou atenção. A caneta stylus na arte promocional indicava que o laptop teria algum recurso com esse acessório — dito e feito. A parte do teclado pode ser usada pela caneta stylus. Para ganhar espaço de desenho, o teclado é capaz de se apagar, permitindo que o usuário tenha uma área de 17,3 polegadas para usar a caneta.

(Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Tela permite abrir algum programa em parte da janela e deixar o resto transparente (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A proposta do laptop com tela transparente é integrar inteligência artificial com os computadores. Um representante da Lenovo disse para o WindowsCentral que IAs seriam capazes de gerar conteúdos preparados para telas transparentes, ou que se adequem ao ambiente aproveitando esse display.

A Lenovo não tem previsão de lançar o laptop. Por se tratar de um conceito, é provável até que ele nunca chegue às lojas. Porém, o recurso de teclado que some para dar mais espaço para o uso da stylus é algo possível em notebooks que a empresa deseje lançar ainda neste ano. Em menor escala, a tela transparente pode entrar nas bordas dos próximos modelos, deixando um espaço customizável para os consumidores — bem “aesthetic”.

Com informações: WindowsCentral e Gizmochina

Receba mais sobre Lenovo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados