Lenovo anuncia Chromebox Micro: um “mini Chromebook” menor que um celular
Dispositivo compacto mede 16 cm e pesa pouco mais de 450 gramas, sendo uma solução para ambientes corporativos com pouco espaço
Dispositivo compacto mede 16 cm e pesa pouco mais de 450 gramas, sendo uma solução para ambientes corporativos com pouco espaço
A Lenovo e o Google revelaram um novo dispositivo com sistema ChromeOS: o Chromebox Micro. O modelo voltado para o meio corporativo e quiosques com telas sensíveis ao toque se destaca pelo tamanho compacto e o poder de desempenho.
Conforme as informações, o “mini Chromebook” mede cerca de 16 cm e pesa pouco mais de 450 gramas. Dessa maneira, ele é uma excelente opção para áreas de trabalho reduzidas, como mesas de atendimento ou caixas.
O Chromebox Micro é equipado com o processador dual-core Intel Celeron N4500 e roda o sistema operacional ChromeOS. O modelo ainda conta com 8 GB de memória RAM e apenas 32 GB de espaço interno.
A configuração permite que o pequeno computador seja um “reprodutor de mídia de bolso” capaz de transmitir conteúdos em resolução até 4K. Além disso, a Lenovo afirma que a máquina compacta tem baixo consumo de energia.
O dispositivo oferece duas portas USB-C, duas portas USB-A, uma saída HDMI e uma porta RJ45 para internet cabeada. Ademais, o aparelho tem uma tradicional entrada P2 (3,5 mm) para fones de ouvido.
“O Chromebox Micro é uma maravilha de design, tecnologia e inovação. O dispositivo pode ajudar a transformar qualquer negócio, oferecendo experiências visuais incomparáveis em uma solução pequena, mas poderosa e fácil de instalar”, disse Marc Godin, gerente geral da divisão comercial de soluções de dispositivos inteligentes da Lenovo.
O Lenovo Chromebox Micro deve ser lançado nos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2024. O dispositivo custará US$ 219 – cerca de R$ 1080 na atual conversão direta entre as moedas (sem adição de impostos).
Apesar da proposta para clientes empresariais, a máquina seria uma opção simples e de fácil transporte para consumidores comuns. O computador pode ser instalado na parte de trás da TV e rodar jogos em serviços de streaming na nuvem.
Até o momento, a Lenovo não revelou planos de lançar o Chromebox Micro para o público geral. Contudo, acompanhando as reações ao anúncio, supomos que o modelo teria um grande potencial de sucesso fora do mercado corporativo.
Com informações: Google, 9to5Google e Android Central