Lenovo anuncia Chromebox Micro: um “mini Chromebook” menor que um celular

Dispositivo compacto mede 16 cm e pesa pouco mais de 450 gramas, sendo uma solução para ambientes corporativos com pouco espaço

Lupa Charleaux
Por
Imagem promocional do computador Lenovo Chromebox Micro
Novo Chromebox Micro da Lenovo é uma solução compacta com sistema ChromeOS (Imagem: Divulgação/Lenovo)

A Lenovo e o Google revelaram um novo dispositivo com sistema ChromeOS: o Chromebox Micro. O modelo voltado para o meio corporativo e quiosques com telas sensíveis ao toque se destaca pelo tamanho compacto e o poder de desempenho.

Conforme as informações, o “mini Chromebook” mede cerca de 16 cm e pesa pouco mais de 450 gramas. Dessa maneira, ele é uma excelente opção para áreas de trabalho reduzidas, como mesas de atendimento ou caixas.

Imagem promocional do computador Lenovo Chromebox Micro
Lenovo Chromebox Micro é um computador menor que um celular (Imagem: Divulgação/Lenovo)

O Chromebox Micro é equipado com o processador dual-core Intel Celeron N4500 e roda o sistema operacional ChromeOS. O modelo ainda conta com 8 GB de memória RAM e apenas 32 GB de espaço interno.

A configuração permite que o pequeno computador seja um “reprodutor de mídia de bolso” capaz de transmitir conteúdos em resolução até 4K. Além disso, a Lenovo afirma que a máquina compacta tem baixo consumo de energia.

O dispositivo oferece duas portas USB-C, duas portas USB-A, uma saída HDMI e uma porta RJ45 para internet cabeada. Ademais, o aparelho tem uma tradicional entrada P2 (3,5 mm) para fones de ouvido.

“O Chromebox Micro é uma maravilha de design, tecnologia e inovação. O dispositivo pode ajudar a transformar qualquer negócio, oferecendo experiências visuais incomparáveis em uma solução pequena, mas poderosa e fácil de instalar”, disse Marc Godin, gerente geral da divisão comercial de soluções de dispositivos inteligentes da Lenovo.

Imagem promocional do computador Lenovo Chromebox Micro
Marca Instorescreen terá monitores touchscreen adaptados para o Lenovo Chromebox Micro (Imagem: Divulgação/Lenovo)

Chromebox Micro deve ser exclusivo para o meio corporativo

O Lenovo Chromebox Micro deve ser lançado nos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2024. O dispositivo custará US$ 219 – cerca de R$ 1080 na atual conversão direta entre as moedas (sem adição de impostos).

Apesar da proposta para clientes empresariais, a máquina seria uma opção simples e de fácil transporte para consumidores comuns. O computador pode ser instalado na parte de trás da TV e rodar jogos em serviços de streaming na nuvem.

Até o momento, a Lenovo não revelou planos de lançar o Chromebox Micro para o público geral. Contudo, acompanhando as reações ao anúncio, supomos que o modelo teria um grande potencial de sucesso fora do mercado corporativo.

Com informações: Google, 9to5Google e Android Central

Receba mais sobre Lenovo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados