Receita Federal faz alerta sobre site que divulga leilões falsos
A página promove leilões falsos com produtos que costumam ser oferecidos pela Receita
A página promove leilões falsos com produtos que costumam ser oferecidos pela Receita
A Receita Federal costuma fazer leilões de vários produtos apreendidos, como celulares e notebooks. A ação permite que os lances iniciais sejam bem menores que o preço de mercado, mas atrai criminosos que buscam enganar outras pessoas.
O caso mais recente envolve um site que divulga leilões falsos. Para obter mais credibilidade, os autores da página incluíram o logotipo da Receita Federal. Por conta da situação, o órgão decidiu alertar os interessados em participarem de leilões.
No site falso, os usuários precisam cadastrar cópias do RG e do CPF, além de comprovante de endereço. Quando um lote é supostamente arrematado, a vítima ainda é levada a pagar um boleto que permitiria retirar o produto em uma unidade da Receita.
Segundo o órgão, um caso já foi identificado pela Delegacia da Receita Federal, em Jundiaí (SP). Ele foi encaminhado à Polícia Federal por meio de um ofício.
A Receita Federal lembra que sua oferta de produtos apreendidos é realizada apenas pelo Sistema de Leilões Eletrônicos, disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Para participar dos leilões, é preciso ter um certificado digital.
Com informações: Agência Brasil.