Samsung adota HDR10+ Gaming, rival do Dolby Vision, em TVs e monitores de 2022

HDR10+ Gaming ajusta as configurações da tela de forma automática para entregar o melhor conteúdo possível em tempo real, segundo a Samsung

Murilo Tunholi
Por
TVs da Samsung terão HDR10+ Gaming como padrão a partir de 2022 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Os próximos lançamentos de TVs e monitores da Samsung em 2022 vão usar a tecnologia de HDR10+ Gaming como padrão em vez do tradicional Dolby Vision. Segundo a fabricante, o HDR10+ é mais inteligente e permite ajustar a qualidade da imagem de forma automática conforme o conteúdo exibido. Porém, o suporte oferecido ao Dolby Vision é, hoje, muito mais amplo.

A Samsung ainda não especificou os modelos que terão suporte ao HDR10+ Gaming. Até o momento, a empresa só informou que o recurso vai estar nas futuras TVs da linha Neo QLED a partir da Q70 e nos próximos monitores gamer da marca.

O HDR10+ Gaming é uma resposta ao Dolby Vision HDR presente nos consoles Xbox Series X|S. De acordo com a Samsung, a tecnologia HDR10+ oferece uma “experiência de jogo em HDR consistente, sem a necessidade de calibração manual em vários tipos de telas e em diversas fontes de entrada, incluindo consoles, PCs e mais”.

Em outras palavras, a ideia da fabricante é fazer com que o usuário não precise mexer nas configurações da TV para ter a melhor imagem possível. Por exemplo, o HDR10+ Gaming promete otimizar o balanço de cor de forma automática para entregar detalhes de sombras, sem alterar as cores originais do conteúdo.

Há também suporte à taxa de atualização variável de até 120 Hz na tela — ou seja, dá para jogar com o HDR ativado enquanto aproveita os jogos com imagens mais fluidas e taxas de quadros por segundo destravadas.

HDR10+ perde para Dolby Vision em compatibilidade

O problema do HDR10+ Gaming é a compatibilidade. Hoje, o suporte ao Dolby Vision está presente em mais de 100 jogos para Xbox Series X|S, e ainda não existe nenhuma plataforma de games que foque no HDR10+. Na CES 2022, em 5 de janeiro, a Samsung falará mais sobre essa questão e apresentar jogos que vão receber suporte ao recurso.

Uma das alternativas da marca é apostar nos jogadores de PC. O Dolby Vision não está presente em muitos jogos para computador, então existe lugar para explorar. De acordo com a Samsung, a Nvidia já tem planos para incluir o suporte ao HDR10+ nos drivers das placas de vídeo RTX 30, RTX 20 e GTX 16 a partir de 2022.

Com informações: Engadget, Samsung.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados