Pix pode ser usado para pagamento do Simples por MEIs e pequenas empresas

Integração com Pix permite que documento de arrecadação do Simples Nacional contenha QR Code para pagamento

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
Pix no aplicativo do Nubank (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Pix no aplicativo do Nubank (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Desde quinta-feira (22), mais de 16 milhões de optantes pelo Simples Nacional podem pagar tributos por meio do Pix. Esses contribuintes são formados por microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e, sobretudo, por microempreendedores individuais (MEI). A nova modalidade de pagamento está disponível a todas essas categorias.

A integração do Simples Nacional com o Pix foi implementada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Com a novidade, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) passa a conter, automaticamente, um QR Code para pagamento dos tributos em aberto.

O contribuinte pode então acionar a opção de pagamento via Pix do aplicativo do seu banco para completar o procedimento. Esse modo de operação deixa em evidência a principal vantagem da integração com o Pix: praticidade. A possibilidade de efetuar o pagamento a qualquer hora ou data é outro benefício.

De acordo com o Serpro, documentos de arrecadação com QR Code também poderão ser emitidos por contribuintes que solicitaram parcelamento de tributos, isto é, fizeram renegociação de dívida.

Nada muda no processo de emissão dos documentos de arrecadação. Eles podem ser gerados a partir do site do Simples Nacional. MEIs também têm a opção de gerar o documento no aplicativo MEI, disponível para Android e iOS.

O que é Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime de arrecadação e cobrança que unifica o pagamento de diversos tributos por pessoas jurídicas que participam das já mencionadas categorias de microempresa, empresa de pequeno porte e microempreendedor individual.

Entre os tributos que podem ser recolhidos via Simples Nacional estão Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

Das 16 milhões de pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional atualmente, mais de 11 milhões correspondem a MEIs.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados