SmartSSD é o SSD inteligente da Samsung que reduz uso da CPU em até 97%
Samsung SmartSSD chegou à 2ª geração; unidade processa dados internamente e reduz uso da CPU em até 97% em relação a SSDs comuns
Você já ouviu falar de SSD inteligente? Pois saiba que a Samsung acaba de anunciar um dispositivo do tipo. E de segunda geração! O novo SmartSSD, como é chamado, pode consumir até 70% menos energia e reduzir em até 97% o uso do processador em relação a um SSD convencional. A novidade é fruto de uma parceria com a AMD Xilinx.
O que faz o Samsung SmartSSD ser classificado como uma unidade de armazenamento inteligente é a sua capacidade de processar dados por conta própria. Isso é feito por meio de uma parceria com a Xilinx, companhia comprada pela AMD em 2020.
A AMD fechou o negócio porque a Xilinx é especializada em chips FPGA (Field Programmable Gate Array). Unidades do tipo podem ter seus circuitos programados para atuar em tarefas muito específicas.
Pois bem, o SmartSSD é equipado com um chip FPGA da família Xilinx Versal. O chip é formado por núcleos com tecnologia Arm e tem a função de realizar determinados tipos de processamento para reduzir a transferência de dados entre o SSD e a CPU.
Samsung SmartSSD: mais desempenho, menos consumo
Você sabe, o processador precisa se comunicar continuamente com a memória RAM e as unidades de armazenamento para permitir que o computador execute as suas tarefas. O problema é que essa comunicação tem lá os seus gargalos, mesmo existindo tecnologias que otimizam o fluxo de dados do computador, a exemplo do PCI Express.
Ao processar determinados tipos de dados por conta própria, o SmartSSD diminui a necessidade de transferências entre os componentes. O efeito é a liberação de largura de banda para fluxo de outros tipos dados, diminuição da latência e até redução no consumo de energia.
De acordo com a Samsung, o SmartSSD de segunda geração pode, na comparação com SSDs convencionais:
- reduzir o consumo de energia em até 70%;
- reduzir o tempo de processamento para consultas de banco de dados em cerca de 50%;
- reduzir a utilização da CPU em até 97% (liberando o processador para outras tarefas).
Mas é bom não se animar muito. Esse tipo de dispositivo não foi desenvolvido para computadores pessoais. Como a própria Samsung deixou claro em 2020, no lançamento da primeira geração, o SmartSSD é destinado a aplicações profissionais que lidam com grandes volumes de dados. Entre eles estão sistemas de Business Intelligence e serviços de Big Data.
As capacidades de armazenamento e as demais características técnicas da segunda geração do Samsung SmartSSD ainda não foram reveladas.
Leia | O que é uma memória flash?