Sony prepara 7 séries e 3 filmes baseados em jogos do PlayStation

Longa de Uncharted, estrelado por Tom Holland, pode estar nesta lista da Sony para filmes e séries de jogos do PlayStation

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tom Holland como Nathan Drake, de Uncharted (Imagem: divulgação/Twitter)
Tom Holland como Nathan Drake, de Uncharted (Imagem: divulgação/Twitter)

A divisão PlayStation, dentro da Sony, estará presente em ao menos sete séries e três filmes baseados em games para o console da casa. A afirmação vem diretamente de Tony Vinciquerra, atual presidente e diretor executivo da Sony Pictures que também afirmou não aderir aos lançamentos simultâneos em cinema e sistemas de streaming.

No começo deste mês a Warner anunciou que todos os seus filmes para o ano que vem, listados em 17 produções, serão lançados no cinema e em sua plataforma de streaming, o HBO Max nos Estados Unidos, ao mesmo tempo. Os longas presentes nesta remoção de janela para lançamentos incluem nomes de peso como Matrix 4, O Esquadrão Suicida, Mortal Kombat e Duna.

Isso não acontecerá na Sony, ao menos é o que pensa o CEO da divisão para cinema da marca japonesa, Tony Vinciquerra. Em entrevista ao canal americano CNBC, o executivo disse não acreditar que a empresa estará no esquema de lançamento simultâneo. “Acredito que o modelo de negócios para os grandes lançamentos exige uma janela flexível neste momento,” diz Vinciquerra.

“Todas as estreias de filmes devem contar com negociações individuais com os cinemas. Acreditamos que a janela de 30 dias [entre chegar ao cinema e depois no streaming e mídia física] é provavelmente o ideal para nos permitir trabalhar o marketing nos dois lançamentos”, complementa.

Este prazo de 30 dias já é menor que o padrão do cinema no mundo todo. Existe uma espécie de regra para esperar 90 dias para um filme poder ser alugado, comprado ou assistido em serviços de streaming – ou seja, consumido em casa. O prazo começa a correr após o dia do lançamento.

No passado recente, ainda sem o grande crescimento de tantos serviços de streaming nascendo dentro dos próprios estúdios, a Sony já trabalhava com uma janela flexível. O CEO lembra que o primeiro filme de Venom chegou mais rapidamente aos consumidores após ser lançado nos cinemas, enquanto primeiro Jumanji passou mais tempo nas salas de cinema, para então aparecer em outras plataformas.

A Sony, pelas palavras de Tony Vinciquerra, também acredita que os cinemas vão reabrir em breve e que a pandemia de COVID-19 não deve afetar de forma drástica os lançamentos programados para 2021. O executivo crê que mesmo sem as vacinas para todos, os protocolos de segurança já são suficientes para levar pessoas até as salas já a partir do meio de maio do ano que vem.

Filmes e séries da Sony com base no PlayStation

Além do otimismo com a situação dos cinemas e a decisão de não seguir os passos de estúdios concorrentes como Warner e Disney, quando o assunto é lançamento simultâneo em várias plataformas, o CEO diz que a Sony já está trabalhando em uma integração entre a Sony Pictures e a parte da empresa responsável por games no PlayStation.

“Nós temos um programa interno chamado Sony One e você verá uma integração ainda maior entre divisões da Sony”, comenta Vinciquerra. Ele termina afirmando que já existe desenvolvimento de três filmes e sete seriados com base em conteúdo da parte PlayStation da marca japonesa.

Não existe um nome específico de game em mente, mas alguns rumores antigos tendem a mencionar God of War. Os boatos nasceram em 2005, mesmo ano de lançamento da primeira aventura de Kratos. Saindo do mundo dos rumores, um longa baseado na série Uncharted, com Tom Holland como Nathan Drake, já está em produção.

Com informações: CNBC e MediaPost.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados