SpaceX, de Elon Musk, pede autorização para lançar 30 mil satélites Starlink
Elon Musk quer criar rede de satélites que fornecerá internet banda larga espacial de 1 Gb/s em áreas rurais sem conexão
Elon Musk quer criar rede de satélites que fornecerá internet banda larga espacial de 1 Gb/s em áreas rurais sem conexão
O plano inicial da SpaceX, empresa de Elon Musk, era lançar 12 mil satélites Starlink até 2024, para criar uma rede de internet banda larga espacial que atenderá áreas rurais sem conexão. Agora, a companhia solicitou autorização à UIT (União Internacional de Telecomunicações) para enviar mais 30 mil unidades ao espaço.
A FCC (Comissão Federal de Comunicações), agência dos EUA que corresponde à nossa Anatel, enviou 20 registros à UIT; cada registro pede permissão para enviar 1.500 satélites nas órbitas baixas da Terra — entre 328 km e 580 km de altitude.
Os registros foram enviados separadamente porque, de acordo com um analista crítico da SpaceX, a UIT não conseguiria analisar em tempo hábil todos os arquivos ao mesmo tempo. Enviá-los separadamente garante algum progresso no projeto.
A preocupação é que essa é uma área na qual costuma-se enviar naves tripuladas; dividir o espaço com 42 mil satélites pode gerar um impacto nos voos tripulados.
De acordo com o UNOOSA (Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior), já são 8.700 satélites, sondas, pousadores, naves tripuladas, embarcações de carga e elementos de voo lançados no espaço desde 1957. Com as 42 mil unidades adicionais da SpaceX, a empresa será responsável pelo aumento em cinco vezes do número de naves já lançadas pela humanidade.
Segure-se, Elon Musk.
Em maio, a SpaceX levou 60 satélites do projeto Starlink ao espaço. Foi a carga útil mais pesada da empresa, com cada equipamento pesando aproximadamente 227 kg, totalizando 18,5 toneladas na nave.
Astrônomos já se manifestaram preocupados com os efeitos da luz refletida nos satélite. Elon Musk chegou a esclarecer no Twitter que os equipamentos não terão impacto nas descobertas da astronomia.
O plano de levar internet de 1 Gb/s para áreas rurais atenderá inicialmente o Norte dos Estados Unidos e o Canadá. O projeto Starlink já prevê mais seis lançamentos até o fim do ano.
A cobertura global estaria completa após 24 lançamentos, mas isso quando o plano era levar apenas 12 mil satélites. Os registros enviados à UIT não dizem quando a SpaceX deseja lançar os 30 mil satélites adicionais.