Spotify lança Jam, função de música em grupo e em tempo real
Recurso permite que usuários façam suas “jam sessions” com amigos contribuindo em tempo real; Jam chega para todo o mundo
Recurso permite que usuários façam suas “jam sessions” com amigos contribuindo em tempo real; Jam chega para todo o mundo
O Spotify lançou nesta terça-feira (26) o recurso Jam, na qual vários usuários podem contribuir para uma única playlist em tempo real. Para iniciar uma Jam, a conta no streaming precisa assinar o serviço Premium. O anúncio do Spotify informa que o recurso chegará para todo o mundo ao mesmo tempo — algo que a empresa não costuma fazer regularmente.
Apesar do Jam só poder ser iniciado por um usuário Premium da plataforma, quem não paga o Spotify pode ser convidado para contribuir para a playlist. A diferença deste novo recurso para as playlists compartilhadas é que a Jam é focada para o uso em “tempo real”, na qual um grupo de amigos pode incluir músicas para ouvir no momento, seja em uma festa ou outro tipo de confraternização.
Para criar uma sessão do Jam no Spotify, o usuário dá “play” em uma playlist ou música. Em seguido, pode clicar no botão “iniciar uma Jam” para ativar o recurso. Além desse botão, a playlist em tempo real pode ser aberta através do “Conectar” ou do ícone de três pontos, o menu de configurações extras, disponível em todas as playlists, músicas ou álbuns do Spotify — lembrando que apenas membros premium podem iniciar o recurso.
Com a Jam ativada, o usuário pode espelhar a execução das músicas em outro dispositivo, como uma caixa de som. Todos que estão no mesmo Wi-Fi do anfitrião também recebem um convite para colaborar na playlist.
Outros meios para convidar os amigos são: conectar outros celulares pelo Bluetooth, leitura de QR Code na tela do anfitrião ou compartilhamento de link através de redes sociais.
No Jam, todos os convidados podem adicionar músicas à fila. O anfitrião tem a opção de autorizar que outros usuários editem a ordem das faixas ou removam músicas.