Spotify lança Jam, função de música em grupo e em tempo real

Recurso permite que usuários façam suas “jam sessions” com amigos contribuindo em tempo real; Jam chega para todo o mundo

Felipe Freitas
Por
Jam é recurso do Spotify para montar playlist em tempo real (Imagem: Divulgação/Spotify)

O Spotify lançou nesta terça-feira (26) o recurso Jam, na qual vários usuários podem contribuir para uma única playlist em tempo real. Para iniciar uma Jam, a conta no streaming precisa assinar o serviço Premium. O anúncio do Spotify informa que o recurso chegará para todo o mundo ao mesmo tempo — algo que a empresa não costuma fazer regularmente.

Apesar do Jam só poder ser iniciado por um usuário Premium da plataforma, quem não paga o Spotify pode ser convidado para contribuir para a playlist. A diferença deste novo recurso para as playlists compartilhadas é que a Jam é focada para o uso em “tempo real”, na qual um grupo de amigos pode incluir músicas para ouvir no momento, seja em uma festa ou outro tipo de confraternização.

Como funciona o recurso Jam do Spotify

Para criar uma sessão do Jam no Spotify, o usuário dá “play” em uma playlist ou música. Em seguido, pode clicar no botão “iniciar uma Jam” para ativar o recurso. Além desse botão, a playlist em tempo real pode ser aberta através do “Conectar” ou do ícone de três pontos, o menu de configurações extras, disponível em todas as playlists, músicas ou álbuns do Spotify — lembrando que apenas membros premium podem iniciar o recurso.

Com a Jam ativada, o usuário pode espelhar a execução das músicas em outro dispositivo, como uma caixa de som. Todos que estão no mesmo Wi-Fi do anfitrião também recebem um convite para colaborar na playlist.

Outros meios para convidar os amigos são: conectar outros celulares pelo Bluetooth, leitura de QR Code na tela do anfitrião ou compartilhamento de link através de redes sociais.

No Jam, todos os convidados podem adicionar músicas à fila. O anfitrião tem a opção de autorizar que outros usuários editem a ordem das faixas ou removam músicas.

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados