Spotify lança videoclipes nos apps para celular, computador e TV

Brasil e mais dez países recebem videoclipes ainda em fase beta. Para acessar vídeo, basta um toque em botão do player de música.

Giovanni Santa Rosa
Por
App do Spotify em um celular, mostrando o botão Mudar para Vídeo
Botão Mudar para Vídeo faz player exibir clipe daquela música (Imagem: Reprodução / Spotify)

O Spotify anunciou que seu aplicativo terá videoclipes, que poderão ser acessados com um toque dentro do player. A novidade ainda está em fase beta, mas será liberada em 11 países, incluindo o Brasil. Por enquanto, apenas vídeos selecionados estarão disponíveis. O recurso é exclusivo para usuários assinantes do pacote Premium.

Segundo o vídeo explicativo liberado pela empresa, o aplicativo para smartphone terá, dentro do player de música, um botão para mudar para vídeo. Ao tocar nele, o clipe começa a ser reproduzido, e ao colocar o aparelho na horizontal, as imagens preenchem a tela toda. O mesmo botão serve para mudar para áudio e voltar a reproduzir apenas o som.

Videoclipe no aplicativo do Spotify
Também dá para ver os clipes com o celular na horizontal (Imagem: Reprodução / Spotify)

A plataforma de streaming vai disponibilizar, inicialmente, um catálogo limitado de videoclipes — o comunicado para a imprensa menciona os internacionais Ed Sheeran, Doja Cat e Ice Spice, além dos brasileiros Anitta, Henrique & Juliano, Luísa Sonza, Zé Felipe e Ludmilla. A plataforma já usa vídeos de outras formas: podcasts podem colocar imagens das gravações dos episódios, por exemplo.

Spotify coloca clipes no Brasil e mais dez países

Inicialmente, apenas 11 países terão acesso ao recurso: os videoclipes estão sendo lançados no Brasil, Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, Polônia, Suécia, Colômbia, Filipinas, Indonésia e Quênia. Eles estão disponíveis para os aplicativos para Android, iOS, desktop e TV.

Seção de clipe na página do artista
Páginas de artista terão espaço dedicado a clipes (Imagem: Reprodução / Spotify)

No Reddit, por volta de dezembro de 2023, alguns usuários dos Estados Unidos compartilharam que os vídeos surgiram como opção nos apps para smartphone e computador. Mesmo assim, o comunicado de hoje não inclui os EUA na lista.

O Spotify não é o primeiro serviço de streaming a agregar os clipes a seu conteúdo. Apple Music e Tidal, por exemplo, contam com os vídeos em suas plataformas há muito tempo. Já o YouTube Music tem a integração com o YouTube, principal canal para clipes da atualidade.

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados