Spotify testa app gratuito que oferece apenas playlists
Por enquanto, só funciona na Austrália
Por enquanto, só funciona na Austrália
Os serviços de streaming de áudio oferecem milhões de faixas, mas o comportamento mais comum dos usuários é o de sempre buscar músicas conhecidas. É por isso que o Spotify Stations soa como uma ideia interessante: trata-se de um aplicativo gratuito que só disponibiliza playlists para você descobrir estilos ou artistas.
É curiosa a decisão de lançar o recurso como um app à parte em vez de incorporá-lo ao serviço principal, mas faz sentido quando analisamos o modo de funcionamento: você só pode acessar listas de reprodução organizadas por categorias e gêneros. Para quem estiver com pressa ou não quiser ficar escolhendo, as listas Radar e Discover Weekly (Descobertas da Semana) do app principal estão lá.
Por outro lado, não é possível pular músicas, tampouco buscar por álbuns ou artistas específicos. Também não dá para editar ou montar listas próprias. Em compensação, o Stations libera aos poucos playlists mais adequadas aos seus gostos tendo como base as canções que você marcou com like.
Não é necessário pagar para usar o Stations porque o app é um experimento e, bom, veicula anúncios. A má notícia é que, pelo menos por enquanto, ele só está disponível na Austrália e para Android. O Spotify não informou se e quando pretende lançá-lo em outros países.
Com informações: The Next Web.