ExaDrive DC100

Há uma corrida na indústria para definir quem tem o SSD com a maior capacidade. Nesta semana, a Nimbus Data tomou a dianteira: a companhia anunciou o ExaDrive DC100, unidade que promete 100 TB de armazenamento. É um recorde: o maior modelo disponível atualmente é o SSD de 50 TB da Viking (a Seagate anunciou um de 60 TB que nunca foi lançado).

Ao contrário da maioria dos SSDs atuais voltados a desktops, esse é um modelo de 3,5 polegadas, não de 2,5 polegadas. Esse detalhe revela um aspecto que você já deve ter adivinhado: o ExaDrive DC100 é específico para servidores e aplicações corporativas que envolvem grandes volumes de dados.

O ExaDrive DC100 tem interface SATA de 6 Gb/s (gigabits por segundo). A Nimbus Data fala em lançar uma versão com interface SAS, mas não confirmou a decisão, tampouco deu previsão de lançamento.

A altíssima capacidade de armazenamento é possível em parte porque o ExaDrive DC100 é baseado em módulos 3D NAND MLC da SK Hynix. O 3D quer dizer que as células de armazenamento são “empilhadas”, não ficando apenas uma ao lado da outra. Já o MLC é uma sigla para Multi-Level Cell e indica que cada célula pode armazenar pelo menos dois bits.

A taxa de leitura não passa de 500 MB/s (megabytes por segundo), o mesmo valendo para a escrita de dados. Não são as velocidades mais altas do mercado. Anunciado no mês passado, o Samsung PM1643, por exemplo, tem pouco mais de 30 TB de capacidade e velocidades de 2.100 MB/s e 1.700 MB/s nas operações de leitura e gravação, respectivamente.

Mas, como a própria fabricante ressalta, o ExaDrive DC100 é direcionado a aplicações que priorizam alta capacidade de armazenamento e eficiência energética. Neste ponto, vale dizer que o SSD trabalha com 10 W quando inativo e 14 W quando em operação.

O ExaDrive DC100 lida ainda com 100.000 IOPS aleatórias para leitura e escrita. A garantia é de cinco anos com DWPD (Device Write Per Day) ilimitado, indicando que, durante todo esse período, não há limite de resistência nas operações diárias de escrita.

Preço? A Nimbus Data não divulgou, mas a TechTarget estima que o ExaDrive DC100 terá custo entre US$ 0,50 e US$ 0,90 por gigabyte. As primeiras unidades devem começar a ser enviadas aos clientes a partir de junho. A linha ExaDrive também inclui um modelo com 50 TB de capacidade.

Com informações: Tom’s Hardware, AnandTech.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados