Em 2015, a Samsung anunciou o maior SSD do mundo, com quase 16 TB de capacidade. Agora, ela está quebrando o próprio recorde com uma unidade de armazenamento de 30,72 TB. Isso é o bastante para gravar cerca de 500 dias de vídeo sem parar.
Como a Samsung conseguiu? Ela está usando aqui sua tecnologia 3D Vertical NAND (V-NAND), que permite armazenar mais dados e também traz desempenho maior.
O SSD, conhecido como PM1643, é composto por 32 pentes de memória flash NAND de 1 TB, e cada um deles contém dezesseis camadas de chips V-NAND de 64 GB.
Esta é a unidade de armazenamento com a maior capacidade do mundo no formato de 2,5 polegadas. A Seagate fez um SSD maior de 60 TB há alguns anos, porém no formato de 3,5 polegadas; era uma “tecnologia de demonstração” que não foi posta à venda.
O SSD da Samsung atinge até 2.100 MB/s em velocidade sequencial de leitura, e 1.700 MB/s de gravação, no protocolo Serial Attached SCSI (SAS). É o triplo do que vemos em SSDs voltados para consumidores.
A Samsung oferece garantia de cinco anos para uma gravação completa na unidade por dia. No entanto, ela ainda não revela preço nem disponibilidade para o PM1643. Claro, ele é voltado para empresas e deve custar bem caro.