Steve Jobs anunciou agora há pouco em uma carta aberta que deixou o cargo de CEO da Apple. Na carta, o agora ex-CEO lamenta ter que deixar o cargo mas diz que só fez isso porque “não pode mais cumprir seus deveres e expectativas” como CEO. A carta completa traduzido do inglês está logo abaixo.

Para o quadro de diretores da Apple e para a comunidade Apple:

Eu tenho sempre dito que se houver um dia em que eu não puder cumprir meus deveres e expectativas como CEO da Apple eu seria o primeiro a deixar vocês saberem. Infelizmente, esse dia chegou.

Eu, então, renuncio ao cargo de CEO da Apple. Gostaria de continuar a servir, se o quadro de diretores assim quiser, como Presidente do Conselho Diretor, Diretor e funcionário da Apple.

Em termos de sucessor, eu fortemente recomendo que nós executemos o nosso plano de sucessão e nomeemos Tim Cook como CEO da Apple.

Eu acredito que os dias mais brilhantes e inovadores da Apple estão por vir. E eu espero poder assistir e contribuir para o sucesso dela em um novo papel.

Eu fiz alguns dos meus melhores amigos da minha vida na Apple e eu agradeço por todos os anos em que pude trabalhar ao lado de vocês.

Steve

Enquanto que os motivos para a renúncia do cargo não são deixados muito explícitos por Jobs, é conhecido o fato de que o ex-CEO estava passando por problemas de saúde. No começo do ano Jobs chegou a se afastar do cargo para tratar problemas de saúde, da mesma forma como ficou afastado em janeiro de 2009. Em 2004 o então CEO foi operado de um câncer no pâncreas.

Pouco depois de liberada a carta, a Apple liberou um comunicado em que faz justamente o sugerido por Jobs, nomeando Tim Cook como seu novo CEO e cedendo ao ex-CEO o cargo de Presidente do Conselho Diretor. Tim já havia entrado no lugar de Jobs como CEO interino nas duas ocasiões em que ele precisou se ausentar por problemas médicos, em 2009 e nesse ano.

Especial: O que esperar de Tim Cook, o sucessor de Jobs

Mesmo tendo anunciado a mudança de chefia depois do fim do do pregão da bolsa de valores NASDAQ, as ações da Apple sofreram queda de 5% com o anúncio. O que não quer dizer muita coisa se você considerar que cada ação da empresa ainda está valendo por volta de 365 dólares.

Relacionados

Escrito por

Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Temas populares