Apple presta homenagem a Steve Jobs após dez anos de seu falecimento

Cofundador e ex-CEO da Apple, Steve Jobs liderou a empresa no período de lançamentos icônicos, como os primeiros iPod e iPhone

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Apple publicou uma homenagem a Steve Jobs nesta terça-feira (5). O vídeo “Celebrando Steve” revive as memórias do ex-CEO que faleceu em 5 de outubro de 2011 depois que lutou contra um câncer. O executivo participou do lançamento de inúmeros Macs, do primeiro iPod, primeiro iPhone, entre outros produtos da companhia.

A lembrança a Steve Jobs está disponível no site da própria empresa. Ao acessar a página inicial, o usuário é recepcionado logo de cara pelo título “Celebrando Steve” e um botão para assistir o vídeo. O fundo também traz diversas fotos do executivo que foi cofundador da fabricante do iPhone ao lado de Steve Wozniak.

O vídeo é conduzido por falas de Steve Jobs em entrevistas e keynotes. É o caso do lançamento do primeiro iPod, do iPhone (2007) e até mesmo a apresentação marcante do MacBook Air, que foi retirado de um envelope em 2008. Também há fotos suas com figuras icônicas da Apple, como a equipe responsável pelo primeiro Macintosh.

Também há uma declaração da família. “Já faz uma década que convivemos com os sentimentos de pesar e superação. Hoje, nossa gratidão cresceu a ponto de se equiparar com a perda”, dizem. “Cada um de nós trilhou caminhos diferentes para encontrar conforto, mas estamos unidos para celebrar a memória de Steve e seus ensinamentos.”

Confira a homenagem no site da Apple: apple.com.

Steve Jobs (Imagem: Ben Stanfield/ Flickr)
Steve Jobs (Imagem: Ben Stanfield/ Flickr)

Steve Jobs faleceu em 2011 após luta contra câncer

Steve Jobs é conhecido por ser cofundador e ex-CEO da Apple. O executivo foi um dos responsáveis pelo nascimento da companhia em 1º de abril de 1976, junto com Steve Wozniak e Ronald Wayne, na Califórnia, Estados Unidos. O primeiro lançamento da empresa foi conhecido como Apple I, computador que antecedeu o Apple II.

De lá para cá, Jobs colecionou diversas polêmicas em sua história, o que resultou no seu afastamento da empresa em 1985. O executivo também foi o fundador da NeXT Computer, e, posteriormente, adquiriu a divisão de computação gráfica da Lucasfilm, hoje conhecida como Pixar. Mais tarde, ele voltou à Apple em 1997.

Carta "Pensamentos sobre Flash", de Steve Jobs (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Carta “Pensamentos sobre Flash”, de Steve Jobs (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O cofundador da Apple ainda esteve a frente de grandes lançamentos e de outra polêmica envolvendo o Adobe Flash Player. Além do Macintosh, em 1984, Jobs apresentou o iPod em 2001. O executivo também liderava a companhia quando houve a estreia do iPhone e do iPad e a transição de chips PowerPC para processadores Intel.

Steve Jobs deixou o cargo de CEO da Apple em agosto de 2011. Em uma carta, ele explicou que tomou a decisão pois “não pode mais cumprir seus deveres e expectativas” e nomeou Tim Cook como seu sucessor. O executivo faleceu em 5 de outubro, aos 56 anos, depois de lutar contra um câncer e um dia após o lançamento do iPhone 4S

A Apple também prestou homenagens ao executivo em seu site oficial na época de seu falecimento. A página permanece disponível nos dias atuais: apple.com.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados