Telegram libera chamadas de vídeo em grupo e papéis de parede animados

Usuários poderão realizar videochamadas em grupo pelo celular, tablet ou computador; papéis de parede mudam de cor ao enviar mensagens

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 5 meses
Telegram recebe videochamadas em grupo (Imagem: Divulgação)
Telegram recebe videochamadas em grupo (Imagem: Divulgação)

Mais recursos estão chegando ao Telegram nesta sexta-feira (25). O mensageiro anunciou uma atualização que implementa as videochamadas em grupo e os papéis de parede animados do aplicativo, funções que já havíamos antecipado na última semana. Com a novidade, o Telegram se torna uma ferramenta mais poderosa para o trabalho à distância, permitindo o compartilhamento de tela e trazendo e até mesmo a supressão de ruídos.

Videochamadas em grupo no Telegram

A partir de agora, os chats de voz em qualquer grupo podem ser transformados em videochamadas — para isso, basta tocar no botão de câmera. Assim como em apps concorrentes, você pode fixar um vídeo na tela e colocá-lo em tela cheia.

Nesse primeiro momento, chamadas de vídeo estão limitadas aos 30 primeiros participantes que entrarem no chat de voz, mas o Telegram afirma que este número vai aumentar em breve. Além de exibir seu próprio vídeo, você pode optar por compartilhar a sua tela ao mesmo tempo.

Chamadas de vídeo no Telegram (Imagem: Divulgação)

Chamadas de vídeo no Telegram (Imagem: Divulgação)

Além disso, o mensageiro afirma ter melhorado a supressão de ruído para aprimorar as conversas. Um novo controle para ativar e desativar esse recurso está presente nas configurações.

Se você estiver usando o Telegram por um computador ou tablet, poderá abrir o painel lateral para visualizar a grade de vídeos ao lado da lista de participantes, de forma vertical ou horizontal. E os aplicativos para computador contam com compartilhamento de tela seletivo, que permite transmitir um programa específico em vez da tela completa.

Supressão de ruído no Telegram (Imagem: Divulgação)

Supressão de ruído no Telegram (Imagem: Divulgação)

Personalizando o app com papéis de parede animados

O Telegram também trouxe uma novidade para quem gosta de personalizar ao máximo o aplicativo. Agora você pode usar papéis de parede animados que formam um degradê enquanto uma conversa flui na tela.

Papel de parede animado no Telegram pode ser personalizado pelo usuário (Imagem: Divulgação)

Papel de parede animado no Telegram pode ser personalizado pelo usuário (Imagem: Divulgação)

Segundo o app, o efeito é gerado algoritmicamente, então a cor vai mudando toda vez que você ou seu contato enviam uma mensagem. Os papéis de parede animados podem ser encontrados nas Configurações do app, e também podem ser criados pelo próprio usuário.

Animações e mais novidades na interface

O Telegram está implementando novas animações suaves ao enviar mensagens e stickers. No iOS, as animações também estão presentes ao selecionar uma mídia por meio do painel de anexo, e até mesmo o texto da mensagem ganha uma fluidez diferente, que parece flutuar à medida que é escrito.

O mensageiro também trouxe um efeito semitransparente aos papéis de parede no iOS, bem como novos ícones, disponíveis nas Configurações.

Novos ícones do Telegram no iOS

Novos ícones do Telegram no iOS (Imagem: Divulgação)

Por fim, o Telegram avisa que todos os usuários passarão a receber uma notificação sempre que as configurações de Verificação em Duas Etapas forem alteradas, e a integração de um novo botão de menu para bots, pelo qual você pode navegar e enviar comandos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados