Telegram promete videochamadas em grupo seguras para este ano

Videochamadas em grupo do Telegram terão foco em segurança e facilidade de uso

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 5 meses
telegram ios

Nesta sexta-feira (24), o Telegram comemora a marca de 400 milhões de usuários ativos por mês. Mas a celebração vem acompanhada de planos para o futuro — um futuro próximo: o serviço anunciou que irá disponibilizar um modo de videochamadas em grupo ainda em 2020.

É uma questão de lógica. Embora não seja tão popular quanto o WhatsApp, o Telegram é conhecido por ser repleto de recursos, logo, faz sentido que o serviço ganhe uma funcionalidade que vem sendo muito demandada. Como você deve saber, a pandemia de coronavírus (COVID-19) tem feito muita gente recorrer a chamadas em vídeo para fins profissionais ou para manter contato com amigos e familiares.

Como o novo recurso irá funcionar? Ainda não está claro. A quantidade máxima de participantes em cada transmissão, por exemplo, é um dos detalhes que permanecem em mistério e, talvez, nem tenham sido definidos ainda.

Mas uma coisa o Telegram enfatizou: as videochamadas em grupo vão levar em conta os aspectos da segurança e facilidade de uso: “as chamadas de vídeo em 2020 são muito parecidas com as mensagens em 2013. Há aplicativos que ou são seguros ou são utilizáveis, mas não os dois. Queremos consertar isso e vamos nos focar em trazer chamadas em grupo seguras em 2020”, diz o serviço em nota.

Se intencional ou não, essa é uma bela cutucada no Zoom. A base de usuários deste serviço cresceu enormemente nos últimos meses, mas tamanho avanço veio acompanhado de problemas de segurança que só estão sendo efetivamente corrigidos agora, com o lançamento do Zoom 5.0.

Ainda não há data para as videochamadas em grupo chegarem ao Telegram, mas é provável que o recurso só seja liberado no segundo semestre deste ano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados