Topics? Google desiste de FLoC e trabalha em alternativa aos cookies
Com o novo recurso de Topics, Google promete ajudar anunciantes, enquanto mantém a segurança e a privacidade de usuários na web
Com o novo recurso de Topics, Google promete ajudar anunciantes, enquanto mantém a segurança e a privacidade de usuários na web
O Google apresentou, nesta terça-feira (25), seu novo recurso para web que permite gerar publicidade baseada em interesses, enquanto promete manter a privacidade e a segurança dos dados dos usuários: o Topics. Essa tecnologia faz parte da iniciativa Privacy Sandbox e substitui o Federated Learning of Cohorts (FLoC) como alternativa aos cookies tradicionais.
A decisão de abandonar o FLoC veio após uma pesquisa feita com usuários. Depois desse feedback, o Google criou o Topics para melhorar a privacidade dos usuários enquanto fornece as ferramentas necessárias para criadores de conteúdo, editores e desenvolvedores ganharam dinheiro com anúncios em seus negócios.
Com o Topics, o navegador será capaz de separar os interesses dos usuários em grandes categorias, como fitness, viagem, games, entre outros. Segundo o Google, esse processo acontece somente no dispositivo que está sendo usado, sem envolver servidores externos.
Em outras palavras, se a pessoa pesquisar muito por Nintendo Switch, por exemplo, a categoria de videogames vai aparecer como relevante nos sites que usarem Topics, em vez do próprio console ou o termo “Nintendo”. Assim, os donos dos portais conseguem otimizar suas campanhas sem comprometer dados sensíveis dos usuários.
Além de organizar as buscas em grandes categorias, os Topics serão separados em temas mais amplos e não irão incluir assuntos que possam ser sensíveis, como gênero ou raça. Para reforçar a privacidade dos usuários, o Google ainda promete mais transparência e controle sobre os dados compartilhados pelo Topics.
Ainda sem data exata para começar a funcionar, o Topics estará disponível em breve como parte de um teste para desenvolvedores no Chrome. Esse teste será essencial para decidir o funcionamento do recurso, assim como o design dos controles dos usuários.
Há explicações técnicas e mais detalhadas sobre o Topics na página oficial da ferramenta no GitHub e no blog do Google.