Torcedores do Palmeiras protestam contra Vivo por piada de executivo
Torcedores reclamam de vídeo em que executivo da Vivo menciona títulos do Palmeiras; #BoicoteVivo ganhou destaque no Twitter
Torcedores reclamam de vídeo em que executivo da Vivo menciona títulos do Palmeiras; #BoicoteVivo ganhou destaque no Twitter
Torcedores do Palmeiras estão ameaçando boicotar a Vivo após uma piada envolvendo a quantidade de títulos do time. O caso envolve um vídeo no qual um executivo da operadora demonstra a assistente Aura em um palco. A hashtag #BoicoteVivo é um dos assuntos mais comentados no Twitter. A Vivo diz que o vídeo foi “reproduzido fora de seu contexto” e pede desculpas.
O vídeo de 43 segundos mostra o executivo perguntando: “Aura, quantos títulos brasileiros tem o Palmeiras?”. A assistente da Vivo responde: “desculpe, eu não consigo te responder. Há casos em que a matemática não parece fazer sentido”. É isso.
“A torcida do @Palmeiras aguarda uma posição OFICIAL da empresa”, afirma uma conta do Twitter. “Enquanto a @vivobr não se retratar por conta desse vídeo, #BoicoteVivo”, diz outra.
Há uma série de tweets mostrando clientes que demonstraram interesse em migrar para a TIM ou Claro, ou que já fizeram portabilidade para outra operadora.
A Vivo diz em comunicado ao Tecnoblog:
A Vivo informa que o vídeo em questão, retirado de uma apresentação interna da companhia e reproduzido fora de seu contexto, não representa a opinião de seu presidente ou da empresa. A Vivo pede desculpas àqueles que se sentiram ofendidos e reitera seu respeito pela Sociedade Esportiva Palmeiras e seus torcedores.
Enquanto a @vivobr não se retratar por conta desse vídeo, #BoicoteVivo pic.twitter.com/6pszZTHebj
— Comunidade Palmeiras (@comu_palmeiras) December 13, 2018
A Aura é uma assistente disponível no aplicativo Meu Vivo Mais para iPhone e Android. Você pode falar comandos ou digitá-los, incluindo “qual meu consumo de dados?”, “verifique meu saldo” e “mostre minha última conta”. Há planos de integrá-la ao Google Assistente.
O diretor de operações Christian Gebara apresentou a Aura pela primeira vez em fevereiro de 2018, durante a MWC (Mobile World Congress) em Barcelona. “Queremos oferecer, sempre, a melhor experiência ao nosso cliente”, disse ele em comunicado na época. A assistente também está disponível nas operadoras do grupo Telefónica na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha e Reino Unido.
No entanto, a Aura não é pensada para responder perguntas gerais, e sim para ajudar os clientes da Vivo em algumas tarefas. Na vida real, ela não tece comentários sobre o Palmeiras nem nenhum outro time:
Segundo a Vivo, o homem no vídeo não é Gebara. Mas ele já era polêmico por outros motivos: em 2016, o executivo defendeu as franquias na banda larga fixa em entrevista ao Tecnoblog, dizendo que isso é um “caminho sem volta”. Essa declaração aumentou o debate sobre os limites na internet fixa, que estão suspensos por uma liminar da Anatel.
A partir de 1° de janeiro de 2019, Gebara será o novo CEO da Telefônica Brasil/Vivo, substituindo Eduardo Navarro no cargo.
https://twitter.com/hugovidor/status/1073274423405371392
Era cliente desde 1993 quando era ainda Telesp Celular, depois virou Telefônica e por fim @vivobr . A partir de agora sou @ClaroBrasil , portabilidade feita ! Tem empresas que não respeitam uma torcida e não deveriam se posicionar. Acorda @Palmeiras #boicotevivo #souclaro pic.twitter.com/aRv5iQHmzL
— Fernando Alegret 🎗️🎗️🎗️🎗️🎗️🎗️🎗️🎗️🎗️🎗️ (@Alegretgalaxie) December 13, 2018
https://twitter.com/whaytim/status/1073274848854581248
#BoicoteVivo pic.twitter.com/7bA94Nul1o
— Joel Junior (@jvfj2603) December 13, 2018
Respeita o maior do Brasil!! #BoicoteVivo pic.twitter.com/gjlXzqiTUa
— 🇮🇹MEU PALMEIRAS ˢᵉᵖ ⓟ𓃟 🏆12X 🔄🇮🇹 (@ForzaPalmeirass) December 13, 2018
Atualizado às 18h06