WhatsApp Beta finalmente deixa usar mesmo número em dois celulares

Modo Companion, que estava liberado apenas para alguns usuários da versão de testes, permite usar smartphone ou tablet Android como aparelho secundário

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 4 meses
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Um dos recursos mais aguardados pelos usuários do WhatsApp está mais perto de ser lançado. Na mais nova versão Beta do aplicativo para Android, o modo Companion está disponível para todos os testadores. Com ele, dá para usar o mesmo número em dois celulares.

O modo Companion é uma evolução do suporte a múltiplos aparelhos, disponível há tempos para computadores na web e no aplicativo para desktop.

Com o novo recurso, um smartphone ou tablet Android pode ser configurado como um dispositivo secundário. Já o dispositivo principal pode ser um Android ou iOS, sem restrições.

A configuração é fácil e se parece muito com o já tradicional processo para conectar um computador.

  1. Baixe o WhatsApp Beta mais recente na Google Play Store.
  2. Durante o registro, na tela de digitar o número, toque nos três pontinhos no canto superior esquerdo e escolha a opção “Conectar um aparelho”.
  3. Abra o WhatsApp no seu celular principal.
  4. Vá até as configurações e toque em “Aparelhos conectados”.
  5. Toque em “Conectar um aparelho”.
  6. Escaneie o QR Code do celular secundário.

O histórico de conversas será sincronizado no novo aparelho. No entanto, nem todos os recursos do WhatsApp estão disponíveis no modo Companion, como listas de transmissão e publicar status.

Modo Companion no WhatsApp Beta
Modo Companion no WhatsApp Beta (Imagem: REprodução/WABetaInfo)

A novidade está presente na versão 2.23.8.2 do aplicativo para Android. O modo Companion estava em testes desde novembro de 2022, mas apenas para um número limitado de usuários. A mudança era especulada desde 2021. Agora, todo mundo que está no WhatsApp Beta para este sistema pode testar a ferramenta.

WhatsApp Beta teve problemas recentemente

Se você está pensando em instalar o WhatsApp Beta para poder ter o mesmo número em dois aparelhos, é bom ter cuidado. Como acontece em toda versão de testes de um aplicativo, o funcionamento pode ser instável e apresentar problemas.

Recentemente, usuários do WhatsApp Beta para Android ficaram sem acesso às mensagens por um dia. Por outro lado, se você está pensando em usar o aplicativo em um aparelho secundário, o risco é menor. Como o app também vai estar instalado em outro celular, fica mais fácil contornar possíveis problemas.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados