WhatsApp se inspira no Google Maps e ganha busca de locais ao seu redor

Guia de Negócios do WhatsApp mostra uma lista com lojas, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais próximos ao usuário

Bruno Gall De Blasi
Por
WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)

WhatsApp revelou melhorias ao diretório de empresas nesta quinta-feira (24). A atualização disponibiliza o recurso para encontra lojas, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais nos arredores, assim como o Google Maps, a mais usuários. A novidade do aplicativo de mensagens ganhou mais abrangência junto a um atalho para facilitar a buscar por empresas registradas na plataforma.

A atualização começou a dar as caras no ano passado. Em setembro, o chefe do mensageiro, Will Cathcart, anunciou uma lista de estabelecimentos nas redondezas com base no diretório de empresas do WhatsApp Business e na localização do usuário. Mas, naquela época, o serviço ainda estava em fase de testes. 

O recurso lembra o funcionamento do Google Maps para encontrar estabelecimentos comerciais com base na localização. Ao abrir a busca de conversas do WhatsApp, na tela inicial, o aplicativo apresentará uma área chamada “Empresas perto de você” com estabelecimentos nas proximidades. Saiba como usar:

  1. Na tela inicial do app, toque no ícone de lupa;
  2. Selecione em uma categoria no campo “Empresas perto de você”;
  3. Caso queira visualizar mais categorias, toque em “Mais”;
  4. Escolha um estabelecimento comercial para entrar em contato ou obter informações sobre o endereço, funcionamento e afins.
WhatsApp ganha área para localizar empresas nas proximidades (Imagem: Divulgação)
WhatsApp ganha área para localizar empresas nas proximidades (Imagem: Divulgação)

WhatsApp: busca de locais é liberada para mais usuários

“Esta mudança está começando a ser implementada para todos os usuários de Android em São Paulo bem a tempo do Carnaval”, anunciou o WhatsApp em um comunicado à imprensa nesta quinta-feira (24). “Acreditamos que essa melhoria tornará o relacionamento das empresas com seus clientes mais fácil e eficiente, além de alavancar vendas em um período tão movimentado.”

A novidade ainda confere um atalho para facilitar a busca por lojas e prestadores de serviços. Agora, a opção de pesquisa na tela inicial também é capaz de encontrar estabelecimentos comerciais cadastrados no diretório do WhatsApp Business. Para isto, basta tocar no ícone de lupa e digitar o nome da empresa ou o tipo de negócio desejado na caixa de busca.

Ainda não há previsão de lançamento da ferramenta no iPhone (iOS) e em outras regiões do Brasil.

WhatsApp permite buscar por lojas, restaurantes e afins pelo nome (Imagem: Divulgação)
WhatsApp permite buscar por lojas, restaurantes e afins pelo nome (Imagem: Divulgação)

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados