Windows 11 vai exibir tela preta da morte para travamentos
Tela azul da morte (BSOD) foi "lançada" no Windows 3.0 e recebeu melhorias no Windows 10; Microsoft usa tela verde para erros em versões Insider de testes
Tela azul da morte (BSOD) foi "lançada" no Windows 3.0 e recebeu melhorias no Windows 10; Microsoft usa tela verde para erros em versões Insider de testes
A tela azul da morte – conhecida também pela sigla BSOD – é uma velha conhecida de quem usa Windows: é ela que avisa quando uma falha grave acontece no seu PC e exige reinicializar. O Windows 11 trará uma pequena mudança: essa tela de erro será preta, com um QR Code azul para ajudar você a entender melhor o que aconteceu com o computador.
Segundo o The Verge, esta será uma mudança permanente: a tela preta da morte – que também possui a sigla BSOD em inglês – vai combinar com outras partes do Windows 11, como as telas de logon e de desligamento.
Não é a primeira vez que a Microsoft troca a cor da tela de erro: desde 2016, quem testa versões Insider do Windows 10 recebe um aviso com fundo verde. Dessa forma, fica mais claro que o usuário está rodando uma prévia.
Desde seu “lançamento” com o Windows 3.0, a tela azul da morte ficou sem receber grandes mudanças. Até o Windows 7, você recebia basicamente uma mensagem com letras brancas em fonte monoespaçada, com várias informações que uma pessoa leiga não conseguiria entender. Afinal, a ideia era oferecer dados para profissionais de TI e equipes de suporte.
No Windows 8, a BSOD ficou mais amigável, ganhando um emoticon 🙁 e uma explicação básica sobre o que aconteceu:
Ocorreu um problema e seu PC precisa ser reiniciado. Estamos coletando algumas informações sobre o erro e, em seguida, reiniciaremos para você.
No Windows 10, a Microsoft teve a boa ideia de incluir um QR Code. Assim, você pode usar o celular para pesquisar o que aconteceu, usando o código de erro informado na tela:
Travamentos desse tipo vão acontecer uma hora ou outra, porque nenhum software é perfeito, mas a tela azul da morte é mais conhecida por causa da dominância do Windows nos computadores de usuários finais. Mesmo uma simples mudança – do azul para o preto – será percebida por centenas de milhões de pessoas.
Claro, essa não é a única mudança na interface do Windows 11: ele traz um novo menu Iniciar, cantos arredondados, ajustes no visual do Explorador de Arquivos e outros apps, além de suporte a apps de Android.