Xbox Cloud Gaming chega ao PC, iPhone e iPad via navegador web
Microsoft libera Xbox Cloud Gaming para assinantes do Xbox Game Pass Ultimate em 22 países, com exceção do Brasil
Microsoft libera Xbox Cloud Gaming para assinantes do Xbox Game Pass Ultimate em 22 países, com exceção do Brasil
A Microsoft liberou, nesta segunda-feira (28), o serviço de streaming de jogos Xbox Cloud Gaming para os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate em 22 países, com exceção do Brasil. A plataforma pode ser usada em computadores com Windows 10, macOS e dispositivos iOS/iPadOS (iPhones e iPads), via navegadores web. Ainda não há previsão de lançamento em território brasileiro.
Até então, o serviço estava em período de testes beta apenas para alguns usuários selecionados. A partir de agora, quem for assinante do Xbox Game Pass Ultimate e morar em um dos 22 países que receberam o Xbox Cloud Gaming poderá jogar games de Xbox pela nuvem.
Segundo a Microsoft, o Xbox Cloud Gaming vai funcionar em PCs pelo Edge ou Google Chrome. Já no macOS, a plataforma pode ser acessada pelo Edge ou Safari. Enquanto isso, em dispositivos iOS será possível usar apenas o Safari para acessar uma versão do app baseada em navegadores.
Ao todo, são mais de 100 jogos disponíveis no serviço. Os usuários de PC e macOS devem usar um controle externo, mas quem estiver no celular ou tablet poderá usar a tela sensível ao toque dos dispositivos. Os games vão rodar em consoles Xbox Series X e serão transmitidos em resolução Full HD (1080p) a 60 quadros por segundo.
Vale mencionar que o desempenho e a qualidade dos jogos no Xbox Cloud Gaming depende da conexão do usuário com a internet. Em redes instáveis, é possível ter jogatinas com latência alta, gráficos pixelizados e comandos que não são registrados pelo sistema.
A Microsoft ainda recomenda ter uma internet de, no mínimo, 20 Mbps em PCs e iPads ou 10 Mbps em iPhones. Além disso, os dispositivos precisam suportar Bluetooth 4.0 e conexões Wi-Fi de 5 GHz.