Xbox melhora controle, latência e inclui tags de acessibilidade em update
Atualização de novembro do Xbox já está disponível e traz melhorias para os controles do Series X|S e One, assim como etiquetas especiais para filtrar jogos na Microsoft Store
Os consoles Xbox — Series X|S e One — receberam, nesta quinta-feira (18), a atualização de novembro com diversas melhorias para os controles e novos recursos de acessibilidade. A partir de agora, será possível trocar o aparelho pareado com o joystick por meio de um comando simples e encontrar jogos com opções específicas para pessoas com deficiência na Microsoft Store.
O recurso de mudar o dispositivo conectado ao controle já existe no joystick do Xbox Series X|S desde o lançamento do console. Agora, também dá para fazer isso nos controles do Xbox One e no Xbox Elite 2. Porém, só é possível trocar entre um console Xbox e um aparelho com Bluetooth, e não entre dois Xbox diferentes.
Para fazer a troca de aparelhos é bem simples: basta clicar duas vezes no botão de pareamento, que fica na parte de cima dos controles. A mudança de dispositivos é bem rápida e pode ser usada até durante a jogatina, sem precisar interromper o game.
Outra melhoria nos controles do Xbox Series X|S, One e Elite 2 incluída na atualização é o Dynamic Latency Input (DLI) — ou entrada de latência dinâmica, em português. Esse recurso promete diminuir a latência dos comandos no joystick, garantindo uma gameplay mais responsiva e fluida.
Há também novas configurações de áudio para os consoles Xbox, como a tão aguardada opção de desativar o áudio da TV ao conectar um fone de ouvido ao controle. Antes, era preciso diminuir o volume da televisão de forma manual, mesmo com o headset ligado.
Tags de acessibilidade chegam à Microsoft Store
Entre os maiores destaques desse update estão os novos recursos voltados para acessibilidade. A atualização trouxe etiquetas especiais para encontrar jogos específicos e diversos filtros de cores que ajudam pessoas com daltonismo a usarem o Xbox Series X|S.
As etiquetas de acessibilidade permitem encontrar jogos na Microsoft Store que contam com suporte a, por exemplo, dificuldade ajustável, controles de volume personalizados, opções de cores e remapeamento de comandos. Assim, fica mais fácil achar games que possam ser aproveitados por pessoas com deficiência.
Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.