Xiaomi Mi Pad 4, tablet lançado com Android, consegue rodar Windows 10 ARM

Vídeo mostra Xiaomi Mi Pad 4 com Snapdragon 660 dando boot e rodando o Windows 10 ARM; tablet da Xiaomi foi lançado com Android 8.1 (Oreo)

Bruno Gall De Blasi
Por
Xiaomi Mi Pad 4 rodando Windows 10 ARM (Imagem: Reprodução/Gizmochina)

Xiaomi Mi Pad 4 é um tablet da marca chinesa que foi anunciado aos consumidores com Android 8.1. Mas isto não impede que o dispositivo seja modificado para rodar outros sistemas: neste fim de semana, um vídeo demonstrou o gadget executando o Windows 10 ARM. Ainda assim, nem todos os recursos estavam funcionais.

A modificação para rodar o Windows 10 ARM64 PE foi realizada com auxílio do UEFI-EDK2. Ao que tudo indica, a iniciativa parte do projeto WoA, que adapta versões do Windows para rodar em dispositivos antigos, como celulares Android e Lumia. Mas a instalação não foi concluída pois o eMMC (armazenamento) não foi reconhecido.

Todavia, o experimento dá uma noção de como seria se o tablet rodasse Windows 10 para a arquitetura ARM. É o que mostra o vídeo baixo, onde é possível ver o Mi Pad 4 dando boot no sistema e o gerenciador de dispositivos aberto citando o chip da Qualcomm. As imagens também revelam a tela de instalação do software.

Xiaomi Mi Pad 4 possui Snapdragon 660

Assim como outros dispositivos com Android, o Mi Pad 4 traz um processador na arquitetura ARM. Trata-se do Qualcomm Snapdragon 660, chip de 2017 que já marcou a presença em celulares como o Redmi Note 7, Samsung Galaxy A9 (2018), Asus Zenfone 4 e mais. O gadget ainda tem 4 GB de RAM e 64 GB de espaço.

Já a tela mede 8 polegadas, tem proporção de 16:10 e resolução Full HD. Além disso, o tablet traz uma câmera de 13 megapixels na parte de trás e outra de 5 megapixels na frente para tirar selfies e fazer chamadas de vídeos. A bateria do gadget lançado em 2018 com Android 8.1 (Oreo) e MIUI 9 tem capacidade de 6.000 mAh.

Com informações: Gizmochina e Real Mi Central

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados