O Yahoo pode não estar em seus melhores momentos, mas o Yahoo Mail ainda possui 225 milhões de usuários ativos mensais. E o serviço, agora nas mãos da operadora Verizon, ganhou uma interface mais limpa e rápida, além de uma nova versão paga sem anúncios.
Na web, o Yahoo Mail está menos parecido com o Gmail e mostra elementos mais espaçados, o que dá uma sensação de leveza. Ele também ficou mais leve na prática: a empresa afirma ao TechCrunch que o consumo de JavaScript e CSS diminuiu 50% em relação à versão anterior, o que deixou o carregamento, a leitura e a busca mais rápidos.
Há alguns recursos novos, como links no menu lateral para visualizar todas as fotos ou documentos no seu Yahoo Mail, e prévias de anexos ao passar o mouse diretamente na lista de e-mails. O suporte a temas continua presente, e houve melhorias de acessibilidade para quem utiliza leitores de tela ou precisa de fonte ampliada.
A empresa também está lançando um novo plano, chamado Yahoo Mail Pro, que inclui suporte ao cliente e remove os anúncios na interface. Por enquanto, a novidade está disponível apenas para usuários nos Estados Unidos e custa US$ 9,99 por ano somente para dispositivos móveis (!) ou US$ 39,99 por ano no plano que remove os anúncios também no computador (sim, é estranho).
Você pode testar o novo Yahoo Mail nesta página, se ainda confia no serviço.