3 maneiras de remover dados EXIF de fotos (Windows, macOS, Linux e mobile)

Saiba como remover os dados EXIF das suas fotos, com programas ou ferramentas nativas presentes nos computadores e dispositivos móveis

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Free Photos / garota com câmera / Pixabay / EXIF

Os dados EXIF são uma forma importante de identificar um modelo de câmera e em que condições uma foto foi tirada, mas eles incluem diversas informações que muitos não gostam de ver compartilhadas por aí, como por exemplo onde, quando e como a imagem foi registrada.

Assim, há quem prefira remover os dados EXIF das fotos antes de compartilhá-las na internet, e fazê-lo é bem fácil.

Neste artigo, você vai aprender um pouco sobre o que são dados EXIF, e como fazer para removê-los das fotos e evitar que pessoas saibam mais do que devem sobre você.

O que são dados EXIF?

Exchangeable Image File Format (encurtando, EXIF) é uma espécie de registro de identidade de uma foto: ele é uma especificação incluída pelos fabricantes em câmeras, smartphones, tablets ou qualquer outro dispositivo capaz de fotografar, de modo a saber as condições e dados de localização de cada foto clicada.

Assim, cada foto armazena dados detalhados sobre quando, onde e como ela foi registrada. Eles trazem dados como marca e modelo da câmera, tamanho da foto e configurações da câmera, como: velocidade do obturador, tempo de exposição, tamanho da abertura do diafragma, distância focal, velocidade ISO, orientação da câmera (rotação) e uso ou na do Flash. Também é possível ver as coordenadas GPS, quando disponíveis.

Essa informação é incluída, especificamente, em fotos tiradas com smartphones, tablets e outros dispositivos com geolocalização, mas algumas câmeras profissionais também possuem tal capacidade.

Os metadados fornecidos pelo EXIF são considerados de extrema importância, pois são desde garantias para que um fotógrafo tenha os direitos autorais respeitados sobre suas criações, como ajudam a polícia em investigações criminais. Ainda assim, há quem não goste nadinha de compartilhar uma foto numa rede social com tais dados disponíveis, principalmente no que diz respeito à localização.

Por isso, existem formas de ocultar ou mesmo apagar completamente os dados EXIF das fotos.

Como remover ou esconder os dados EXIF das fotos

Se você não quer que outras pessoas vejam os dados mais delicados de suas imagens, é possível removê-los utilizando alguns métodos simples. O usuário pode apagar as informações tanto por meio do desktop quanto de seus dispositivos móveis, ou mesmo utilizar serviços na nuvem e redes sociais.

Vamos dar uma olhada:

1. Com o menu de Propriedades de Arquivo do Windows

Windows 10 / Explorador de Arquivos / EXIF

O método mais simples de remover dados EXIF de uma foto é utilizando o menu de Propriedades de Arquivo do Windows, já que não é preciso instalar nenhum tipo de programa. O processo é bastante simples e as opções de ajustes são bem intuitivas, tanto se você deseja deletar apenas um ou outro dado mais crítico, ou se quer apagar tudo.

  1. Clique com o botão direito sobre a imagem, e depois em Propriedades;
  2. Clique em Remover Propriedades e Informações Pessoais;
  3. Selecione a opção Remover as seguintes propriedades deste arquivo;
  4. Marque as caixas das informações que deseja remover, ou se não quiser deixar nada, clique no botão Selecionar Tudo;
  5. Clique em OK.

E pronto.

2. Com aplicativos

macOS / GIMP / EXIF

Você pode remover os dados por completo com alguns aplicativos, tanto para desktop quanto para dispositivos móveis. Um dos mais simples e usar é o GIMP, que é gratuito e está disponível para Windows, macOS e Linux.

O método para remover os dados EXIF com o GIMP é simples:

  1. Abra um arquivo de foto no GIMP;
  2. Clique em Arquivo e, depois, em Exportar como;
  3. Escolha um nome de arquivo e uma extensão, e clique em Exportar;
  4. Na janela seguinte, clique em Configurações Avançadas (se você vai salvar o arquivo no formato .JPG) ou em Avançado (se escolheu o formato .PNG);
  5. Desmarque a caixa Salvar dados EXIF e clique em Exportar.

Simples assim.

Android / Photo Metadata Remover / EXIF

É possível também fazer a remoção dos dados EXIF de fotos armazenadas em seu smartphone ou tablet, sem que elas precisem ser removidas para um computador.

No Android, o Photo Metadata Remover é uma ferramenta bastante eficiente em apagar informações das imagens, além de ser totalmente gratuito.

iOS / Metadata Remover / EXIF

Para usuários iOS, o Metadata Remover é uma opção bem interessante, pois além de ser gratuito, o app possui uma interface simples, e não sobrescreve as fotos originais, mas salva cópias sem os dados EXIF.

3. Com serviços na nuvem e redes sociais

Se você não deseja ter muito trabalho, alguns serviços de nuvem e redes sociais não oferecem opções para armazenar dados EXIF no momento do upload. Por isso, eles acabam removendo todas essas informações quando hospedam imagens em seus serviços. Esta pode ser uma boa forma de eliminar dados capciosos sem esforço.

Estes são os serviços de nuvem e redes sociais que removem os dados EXIF das fotos hospedadas:

  • Twitter;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Telegram;
  • VK.com;
  • eBay;
  • Craigslist, entre outros.

Por outro lado, estes não excluem os dados EXIF:

  • Google+;
  • Google Fotos;
  • WhatsApp;
  • Flickr;
  • Tumblr, e outros.

Alguns desses serviços, como o Flickr por exemplo possuem ajustes que permitem ao usuário ocultar manualmente os dados EXIF. Outros, como o WhatsApp, hospedam versões comprimidas das fotos originais, mas mantêm as informações intactas.

A palavra que o usuário deve prestar atenção é “ocultar“: se um serviço não remove os dados EXIF, ele deve ao menos oferecer uma opção (manual ou automática) para que essas informações não sejam acessíveis a outras pessoas, mesmo que eles próprios venham a usá-los, internamente, em seus próprios serviços e soluções.

De qualquer forma, se o usuário não deseja que outros vejam seus dados EXIF, ele pode sempre removê-los das fotos antes de postá-las em qualquer lugar.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre EXIF na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados