Com quantos anos uma criança pode ter um Facebook?

Saiba com quantos anos uma criança pode ter um Facebook; a rede social determina uma idade mínima para prevenir problemas

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano
Facebook exige idade mínima para criar uma conta (Imagem: Nghia Nguyen/Unsplash)
Facebook exige idade mínima para criar uma conta (Imagem: Nghia Nguyen/Unsplash)

O Facebook permite conhecer novas pessoas, conversar com amigos e até vender produtos. Mas infelizmente, o uso da plataforma também pode trazer alguns perigos, principalmente para as crianças. Por isso, existe uma idade mínima para criar uma conta. Abaixo, vou te explicar com quantos anos uma criança pode ter um Facebook.

Qual a idade permitida pelo Facebook

A resposta rápida é 13 anos. Isso porque não se trata de uma regra criada pelo Facebook, mas sim da “Lei de Proteção à Privacidade Online para Crianças dos Estados Unidos”. De acordo com a regulamentação, só após essa idade uma empresa pode, legalmente, coletar dados de um usuário.

Claro que é impossível afirmar que toda criança com 13 anos terá maturidade suficiente para usar a plataforma. Afinal, cada pessoa evolui de uma maneira diferente. Em outras palavras, isso significa que o amadurecimento pode acontecer antes ou muito depois dessa idade.

Apesar da rede social seguir uma lei de proteção, ela sozinha não consegue ser eficaz. Portanto, a idade ideal para uma criança ter um Facebook deve ser definida pelos pais ou responsáveis, avaliando o quanto ela pode (ou não) ser cuidadosa no ambiente digital.

Quais os perigos

O Facebook determina uma idade mínima para prevenir problemas. Isso porque, dependendo da idade do usuário, ele não conseguirá reconhecer uma possível ameaça, já que muitos crimes são cometidos através das redes sociais. A pedofilia costuma ser o mais comum, onde bandidos criam perfis falsos no intuito de fazer com que crianças enviem fotos ou compareçam a encontros perigosos.

De maneira geral, se você é pai/mãe, recomendo que sempre fique atento aos amigos, conversas e conteúdos compartilhados pelos seus filhos no Facebook, mesmo que eles atendam a idade mínima de 13 anos. Essa é uma das melhores formas de evitar problemas maiores.

Como denunciar a conta de uma criança no Facebook

Sempre que alguém cria um perfil no Facebook, é preciso aceitar a chamada “Declaração de Direitos e Responsabilidades”. O documento informa que você se compromete em não incluir informações falsas, criar perfis para terceiros sem autorização e que tem a idade mínima.

Caso esse último ponto seja violado, é possível denunciar a conta. Para isso, basta acessar facebook.com/help/contact/209046679279097 e preencher um formulário. A rede social vai analisar a conta e, se ela for gerenciada por uma criança menor de 13 anos, será excluída permanentemente.

Pronto, agora você já sabe com quantos anos uma criança pode ter um Facebook.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados