Como calcular desvio padrão no Microsoft Excel (DESVPAD.P)

Aprenda sobre o que é desvio padrão, qual a sua utilidade, e a como calcular usando a função DESVPAD.P no Microsoft Excel

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

Você sabe como calcular desvio padrão no Microsoft Excel? É bastante fácil, e muito mais simples do que lidar com os dados de amostragem, médias e variância da forma manual. Ainda que fazer as contas na ponta do lápis seja importante para manter o cérebro afiado, o Excel nos permite ganhar bastante tempo no dia a dia.

Imagem por Esa Riutta/Pixabay / como calcular desvio padrão no excel

Neste tutorial, você vai aprender um pouco sobre o que é desvio padrão, e a como utilizar a função DESVPAD.P no Microsoft Excel.

O que é Desvio Padrão?

O desvio padrão é uma medida que expressa o grau de dispersão de um conjunto de dados; de forma resumida, ele indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quanto mais próximo de 0 for o desvio padrão, mais homogêneos são os dados.

O desvio padrão utiliza a seguinte fórmula:

Onde:

  • ∑: a soma de todos os termos, desde a primeira posição i = 1 até a posição n;
  • xi: o valor na posição i no conjunto de dados;
  • MA: a média aritmética dos dados;
  • n: a quantidade de dados disponíveis.

Para nossa sorte, a fórmula DESVPAD.P do Excel já faz tudo automaticamente.

Como calcular desvio padrão no Microsoft Excel

A sintaxe da fórmula de desvio padrão é =DESVPAD.P(Num1, Num2…), e a função vai ignorar valores lógicos e de texto. Por exemplo, na amostragem abaixo foi usada a fórmula =DESVPAD.P(B3:B12), para especificar todas as células com dados.

O Excel irá pegar os dados e aplicar a fórmula de desvio padrão, retornando diretamente os resultados.

Excel / como calcular desvio padrão no excel

O Excel utiliza duas fórmulas de desvio padrão: a DESVPAD.P utiliza como base o cálculo de população, enquanto a DESVPAD.A (ou DESVPAD em versões anteriores ao Excel 2010) estima o desvio baseado em amostras. Ainda assim, tanto a função DESVPAD.P quanto a DESVPAD.A retornam resultados semelhantes.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Microsoft Excel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados