Como cancelar uma reserva no Airbnb

Veja como cancelar uma reserva no Airbnb, qual é a política de cancelamento da empresa e como funciona o reembolso para os hóspedes

Ana Marques Amanda Machado
Por e
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Como cancelar uma reserva no Airbnb (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Mesmo se a sua reserva já estiver aprovada pelo anfitrião, o Airbnb permite fazer o cancelamento, assim como de solicitações que ainda não foram confirmadas. Veja, a seguir, como cancelar uma reserva no Airbnb, quais são as políticas de cancelamento do aplicativo, no que consiste o cancelamento por força maior e a política de reembolso que os usuários têm direito.

Tempo necessário: 3 minutos

O cancelamento de uma reserva pode ser feita pelo aplicativo oficial do Airbnb, assim como pelo computador ou navegador do celular:

  1. Vá para a aba “Viagens”

    No app ou no site, acesse a sua conta e clique em “Viagens”;screenshot página inicial app airbnb

  2. Clique na sua reserva

    As suas reservas aparecerão logo no início da tela, clique na que deseja cancelar;screenshot reservas programadas airbnb

  3. Clique em “Cancelar reserva”

    Role a tela e clique na opção “Cancelar reserva”; selecione o motivo e clique para confirmar o cancelamento.

Qual é a política de cancelamento do Airbnb?

Cada anfitrião estabelece a sua própria política de cancelamento que fica disponível no anúncio do imóvel, por essa razão, ela pode variar de um para outro. No entanto, a política do anfitrião deve seguir um dos quatro modelos definidos pelo Airbnb, que são:

  • Flexível: o hóspede pode cancelar até 24h antes do check-in com reembolso integral;
  • Moderada: o hóspede pode cancelar até 5 dias antes do check-in com reembolso integral;
  • Restrita: o hóspede deve cancelar pelo menos 30 dias antes do check-in para receber o reembolso integral ou 48h horas após a confirmação da reserva, desde que o cancelamento seja 14 dias antes do check-in;
  • Rigorosa: nesse caso, o hóspede só recebe o reembolso integral se cancelar até 48h após a confirmação da reserva, desde que seja 14 dias antes do check-in.

O que é a política de cancelamento devido a causas de força maior?

A política de causas de força maior se aplica a cancelamentos de reservas devido a eventos imprevistos, que estão fora do controle do hóspede. Os eventos cobertos por essa política do Airbnb envolvem:

  • Mudanças no visto ou passaporte impostos pelo governo, que impedem a viagem (não inclui documentos perdidos ou expirados);
  • Restrições de viagens, impostas pelo governo;
  • Atos militares ou outras hostilidades como guerras e invasões;
  • Desastres naturais (não inclui condições climáticas comuns);
  • Emergências, epidemias e pandemias declaradas.

Sobre a Covid-19, desde 31 de maio de 2022 o Airbnb não cobre mais a pandemia do coronavírus por essa política de cancelamento.

Para fazer esse tipo de cancelamento, é preciso ter todos os documentos necessários que comprovem a necessidade da suspensão da reserva. Na sequência, selecione o cancelamento informando que possui uma “Causa de força maior”. Depois, basta entrar em contato com o Airbnb para conseguir os próximos passos.

Airbnb (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Como funciona o reembolso do Airbnb

Como já citado acima, o reembolso segue a política de cancelamento escolhida por cada anfitrião. Dependendo da política, o hóspede pode conseguir o reembolso integral.

O reembolso integral também se aplica ao cancelamento devido à causa de força maior e ao cancelamento coberto pela política de reembolso e remarcação de reserva, que engloba cancelamentos feitos pelo anfitrião e problemas de viagem devidamente comprovados, como acomodações inabitáveis.

Para conseguir o reembolso devido à Covid-19, o hóspede deve apresentar atestado médico ou comprovar que se expôs à doença, faltando 14 dias ou menos para o check-in.

Segundo o Airbnb, o prazo para o reembolso não é imediato, mesmo o estorno sendo feito no exato momento do cancelamento. Além disso, cupons não são reembolsáveis, assim como taxas de serviço da reserva, se o cancelamento for feito após o período de reembolso gratuito.

Perguntas Frequentes

Consigo cancelar uma reserva que ainda não foi aceita pelo anfitrião?

Sim e o caminho é o mesmo do tutorial apresentado neste texto. Além disso, pelo fato da reserva não ter sido aceita, ela não se encaixa à política de cancelamento do anfitrião, ou seja, é sem custo e com reembolso integral.

Posso fazer um cancelamento durante a estadia?

Pode sim. Nesse caso, a empresa recomenda ao hóspede falar com o anfitrião no Airbnb para discutirem a melhor solução. Caso seja necessário solicitar o reembolso, o pedido deve ser feito em até 24h e o Airbnb pode ajudar com a situação.

Tem como alterar uma reserva no Airbnb?

Tem, sim, seguindo o mesmo passo a passo do tutorial deste texto. Você consegue alterar a data e a quantidade de hóspedes.

Com informações: Airbnb.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Airbnb na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Amanda Machado

Amanda Machado

Analista de Mídias Sociais

Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais. Formada pela Universidade Norte do Paraná, iniciou sua carreira na produção de conteúdo online. Trabalhou por três anos como redatora de blogs em diferentes segmentos. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram.

Relacionados