Airbnb proíbe câmeras dentro de hospedagens
Mudança começa a valer em 30 de abril. Os donos de imóveis serão descadastrados da plataforma caso violem a nova regra.
Mudança começa a valer em 30 de abril. Os donos de imóveis serão descadastrados da plataforma caso violem a nova regra.
O Airbnb anunciou nesta segunda-feira (dia 11/03) a proibição de câmeras de segurança dentro das hospedagens. A medida vale para todo e qualquer tipo de hospedaria dentro da plataforma, em todas as regiões do planeta onde o Airbnb possui operações. Ela foi tomada a reboque dos inúmeros casos de hóspedes que descobriram câmeras escondidas nos quartos, apartamentos etc. Essa situação já chegou aos tribunais por causa da invasão de privacidade.
A decisão começa a valer no dia 30 de abril. Num comunicado, a plataforma disse que era permitido o uso de câmeras em ambientes internos, desde que estivessem claramente visíveis e de que isso fosse informado na página daquela propriedade. E mesmo assim, havia restrições com relação às câmeras em ambientes de dormir ou banheiros. Agora, nada disso é permitido.
O Airbnb ainda explicou que os anfitriões poderão usar câmeras de vigilância nas portas das residências, em áreas comuns de prédios (como portarias) e em ambientes externos. A plataforma acredita que a mudança terá impacto pequeno, já que a maioria das 7,7 milhões de propriedades cadastradas no Airbnb hoje em dia não lista a presença de câmeras. Por óbvio, nos parece um caso de subnotificação.
O que acontecerá com os donos de propriedades que violarem a nova regra? O Airbnb prevê desde a inclusão do problema na página do imóvel até mesmo o descredenciamento daquele parceiro.