Airbnb proíbe câmeras dentro de hospedagens

Mudança começa a valer em 30 de abril. Os donos de imóveis serão descadastrados da plataforma caso violem a nova regra.

Thássius Veloso
Por
Marca do Airbnb
Airbnb anuncia nova regra de privacidade (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • O Airbnb proibiu câmeras de segurança dentro das hospedagens a partir de 30 de abril. A medida afeta todas as regiões onde ele opera.
  • A decisão responde a preocupações com privacidade, após relatos de hóspedes encontrarem câmeras escondidas.
  • Antes, câmeras internas eram permitidas se visíveis e declaradas na descrição da propriedade (com exceção de quartos e banheiros). Elas ainda são permitidas em portas de residências, áreas comuns de prédios e ambientes externos.
  • Violações à nova regra podem resultar em penalidades para os anfitriões, incluindo descredenciamento.

O Airbnb anunciou nesta segunda-feira (dia 11/03) a proibição de câmeras de segurança dentro das hospedagens. A medida vale para todo e qualquer tipo de hospedaria dentro da plataforma, em todas as regiões do planeta onde o Airbnb possui operações. Ela foi tomada a reboque dos inúmeros casos de hóspedes que descobriram câmeras escondidas nos quartos, apartamentos etc. Essa situação já chegou aos tribunais por causa da invasão de privacidade.

A decisão começa a valer no dia 30 de abril. Num comunicado, a plataforma disse que era permitido o uso de câmeras em ambientes internos, desde que estivessem claramente visíveis e de que isso fosse informado na página daquela propriedade. E mesmo assim, havia restrições com relação às câmeras em ambientes de dormir ou banheiros. Agora, nada disso é permitido.

O Airbnb ainda explicou que os anfitriões poderão usar câmeras de vigilância nas portas das residências, em áreas comuns de prédios (como portarias) e em ambientes externos. A plataforma acredita que a mudança terá impacto pequeno, já que a maioria das 7,7 milhões de propriedades cadastradas no Airbnb hoje em dia não lista a presença de câmeras. Por óbvio, nos parece um caso de subnotificação.

O que acontecerá com os donos de propriedades que violarem a nova regra? O Airbnb prevê desde a inclusão do problema na página do imóvel até mesmo o descredenciamento daquele parceiro.

Receba mais sobre Airbnb na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados