Quando o assunto é colocar jogos no Raspberry Pi, o Recalbox é o software mais indicado. Embora mais novo que o RetroPie, esta distribuição voltada à emulação de consoles de videogame é extremamente fácil de configurar, e suporta uma grande quantidade de sistemas antigos. Saiba como colocar jogos no Raspberry Pi (Recalbox).
Como colocar jogos no Raspberry Pi (Recalbox)
Você vai precisar de:
Um Raspberry Pi (qualquer modelo);
Um cartão de memória microSD;
A imagem do sistema Recalbox;
O Etcher, o programa que vai instalar o Recalbox no cartão de memória;
Baixe e instale o Etcher(Windows, macOS e Linux) em seu computador;
Com o cartão de memória em seu computador, abra o Etcher;
Clique em Select Image, e selecione a imagem do Recalbox;
Clique em Select Drive, e selecione a unidade do cartão de memória;
Clique em Flash.
O Etcher irá formatar o cartão e instalar o Recalbox. Ao final, você pode remover o cartão (com segurança) e instala-lo no Raspberry Pi.
2. Configurando o Recalbox
Ligue o Raspberry Pi com um controle de videogame conectado, preferencialmente via cabo. O Recalbox irá detectar o controle e pedir para configura-lo;
O layout padrão de controle do Recalbox é o do Super NES. Aperte e segure o botão “A” (“B” no controle do Xbox, ou “círculo” no do PS3/PS4);
Configure o controle, apertando as teclas e direcionais na ordem em que aparecem;
Terminada a configuração, aperte o botão “A” em OK.
3. Colocando jogos no Raspberry Pi
O Recalbox permite que você armazene as ROMs dos jogos diretamente em um pendrive, o que poupa bastante espaço no cartão de memória.
Para isso, faça o seguinte:
Conecte um pendrive vazio (sem nenhum arquivo ou pasta) no Raspberry Pi desligado;
Ligue o Raspberry Pi, aperte o botão “Start” do controle;
No menu, aperte o botão “A” em System Settings (Opções de Sistema);
Na tela seguinte, desça até Storage Device (Armazenamento) e mova o direcional para os lados, até que o nome do seu pendrive apareça;
Desça até Back (Voltar) e aperte o botão “A”. O Recalbox vai exibir uma mensagem de que precisa reiniciar. Aperte “A”.
Feito isso, espere até o sistema reiniciar por completo, e só então desligue o Raspberry Pi (aperte “Start”, selecione “Sair”, Desligar Sistema”, e “OK”);
Remova o pendrive e conecte-o em seu computador;
Abra a pasta Roms do pendrive. Dentro dela, estarão várias pastas, uma para cada console;
Copie os arquivos ROMs dos jogos para as pastas correspondentes ao sistema a qual pertencem;
Terminado processo, remova o pendrive com segurança, conecte-o novamente ao Raspberry Pi e ligue-o.
E pronto.
O Recalbox irá reconhecer todas as ROMs que você copiou para o pendrive, e basta começar a jogar. Faça buscas no Google para encontrar as ROMs de seus jogos favoritos.
Vale mencionar que alguns jogos podem funcionar melhor nas versões mais recentes do Raspberry Pi Model 3 (em especial os dois de terceira geração), mas games mais simples, de consoles de até 16 bits, ou para máquinas de Arcade mais antigas, rodam bem no Raspberry Pi Zero.
O único porém, é que, caso você prefira utilizar a versão menor do pequeno computador, você precisará de adaptadores ou hubs USB para conectar mais de um periférico ao mesmo tempo.
Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.