Como decidir qual versão do Minecraft baixar?

Saiba qual versão do Minecraft baixar; além de vantagens e desvantagens de cada uma, de acordo com seu gosto ou seus objetivos

Felipe Vinha
Por

Minecraft é um game que está disponível em diversas plataformas, o que é bom e dá aos jogadores mais opções na hora de escolher onde jogar. Antigamente, o jogo era limitado ao PC, em especial pelos controles. Mas, adaptações foram feitas e, hoje, é jogável até nos celulares. Entenda detalhes e saiba qual versão de Minecraft baixar.

Minecraft (Imagem: Divulgação/Mojang/Xbox Game Studios)
Minecraft (Imagem: Divulgação/Mojang/Xbox Game Studios)

Os lançamentos

Olhando para trás, vale lembrar que Minecraft começou já há mais de 10 anos, em 2009, quando era uma versão de testes e muitíssimo limitada no PC, programado todo em Java. Naquela época, o estúdio Mojang vendia o jogo incompleto e prometia atualizações de graça para quem comprasse, como forma de incentivo aos jogadores.

Minecraft só chegou à sua versão final entre o final de 2011 e início de 2012, ainda nos computadores. Mas logo ganharia consoles e celulares. A cada ano que se passava, o jogo ganhava uma nova versão. Acompanhe a linha do tempo abaixo.

Em 2011 Minecraft saiu para:

  • Android
  • iOS
  • Windows
  • Mac
  • Linux

Em 2012:

  • Xbox 360

Em 2013:

  • PS3
  • Raspberry PI

Em 2014:

  • Amazon Fire
  • PS4
  • Xbox One
  • PS Vita
  • Windows Phone (Descontinuado)

Em 2015:

  • Wii U
  • Windows 10 (com suporte para versões VR)

Em 2017:

Hoje, Minecraft pode ser jogado em praticamente qualquer aparelho que rode jogos modernos e seja minimamente atualizado. Você pode escolher por plataforma.

Vantagens e desvantagens

Hoje, Minecraft existe, de maneira resumida, em duas versões: Java e Bedrock.

A Java é compatível apenas para computadores com sistemas Mac, Linux e qualquer Windows que não seja o Windows 10. Já a Bedrock engloba todas as outras edições.

Minecraft Nether Update / Mojang / Divulgação
Minecraft tem diversas versões disponíveis (Imagem: Divulgação/Mojang)

Normalmente as primeiras atualizações saem apenas para as versões Bedrock e demoram um tempo maior para chegar às edições Java.

Isso se dá por conta da modernização que novas plataformas trouxeram para esta edição. Essa é a grande diferença entre elas, além de compatibilidade – Bedrock só “conversa” com Bedrock.

O ideal é jogar na plataforma que você tem acesso – nem todo mundo tem todos os consoles ou um PC equipado para rodar Minecraft.

Porém, se for o seu caso, vale escolher com base no tipo de controle que prefere: tela sensível ao toque nos celulares, controle (joystick) nos consoles de videogame ou teclado e mouse no computador.

Qual Minecraft baixar

Para ajudar na escolha, listamos todas as possibilidades que cada versão de Minecraft oferece.

Veja a tabela abaixo, com informações oficiais da produtora Mojang e da Microsoft — ✅ quer dizer que a versão indicada possui a função. Mobile engloba iOS, Android e Fire, enquanto VR, o Gear VR e o Oculus):

 JavaWin 10MobileXbox OneSwitch 3DSPS4VRXbox 360Wii UPS3PS Vita
Multiplayer com as versões Windows 10, Xbox One, Dispositivos Móveis e Switch      
Multiplayer com a versão Java           
Multiplayer com tela dividida      
Suporte a controle ou tela de toque 
Acesso ao Minecraft Marketplace     
Compatível com DLC      
Suporte a Mods (Modificações)        
Acesso a servidor multiplayer oficial        
Acesso ao Realms      
Acesso ao Realms Plus      
É possível criar seu próprio servidor          
É possível entrar em servidor de outros jogadores        
Conquistas ou Troféus   
Multiplayer via rede local (LAN) ou Wi-Fi 
Restrições de Acesso com a Xbox Live ou Conta Microsoft      
Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados

Relacionados