Como baixar Minecraft Pocket Edition

Minecraft Pocket Edition mudou após alguns anos, mas a atual versão segue com as mesmas características no jogo mobile

Felipe Vinha
Por

Minecraft também está disponível nos celulares, Android ou iOS, além de dispositivos FireOS. Seu lançamento original foi em 2011 e, de lá para cá, muita coisa mudou, a começar pelo nome. Anteriormente chamada de Pocket Edition, agora a versão mobile chama-se apenas Minecraft, como em outros aparelhos, a exemplo de PS4, Xbox One ou Switch. Saiba mais detalhes e como baixar a antiga Minecraft Pocket Edition.

Minecraft (Imagem: Divulgação/Mojang/Xbox Game Studios)
Minecraft (Imagem: Divulgação/Mojang/Xbox Game Studios)

Tempo necessário: 5 minutos.

O Minecraft está disponível em dispositivos Windows 10. Porém, caso queira jogar no celular, é preciso ter um dispositivo com iOS 8.0, Android 4.2 ou FireOS 3.0, no mínimo. Veja, a seguir, como baixar.

  1. Abra a loja de aplicativos

    O primeiro passo é abrir a loja de aplicativos do seu dispositivo, seja Play Store ou App Store;Minecraft Pocket Edition

  2. Procure pelo jogo

    Na sequência, busque por “Minecraft”. O jogo deve ser o primeiro da lista nos resultados. Abra a página de download;Minecraft Pocket Edition

  3. Finalize a compra e baixe

    Por se tratar de um jogo pago, para jogar a versão oficial desenvolvida pela Mojang e Microsoft, é necessário comprar antes de baixar. O preço varia em cada versão, de R$ 19,99 a cerca de R$ 40. Assim que o pagamento for finalizando, você já pode fazer o download do jogo.Minecraft Pocket Edition

Pocket Edition ou Bedrock Edition?

Bedrock é o nome interno dado à versão atual de Minecraft, mais atualizada e com mais recursos. Ela é co-produzida pela Mojang e Microsoft. A diferença mais básica entre cada plataforma, além dos controles, está apenas no preço de cada uma.

Todo o funcionamento, conquistas, mecânicas, é exatamente igual.

A mudança foi apresentada a partir da atualização “Better Together” (“Melhor Juntos”), lançada em 2017. Antes dela, cada edição de Minecraft tinha uma versão diferente.

Alguns exemplos eram: Windows 10 Edition, Gear VR Edition, Xbox One Edition, Nintendo Switch Edition, PlayStation 4 Edition e a Minecraft Pocket Edition.

A atualização “Better Together” teve como principal atrativo a comunicação entre plataformas, possibilitando que usuários joguem multiplayer juntos. Por isso, Microsoft e Mojang decidiram unificar até mesmo nos nomes, tornando todas apenas “Minecraft”.

Isso quer dizer sem subtítulos, utilizando a versão Bedrock.

Por qual motivo se usa esse nome?

Há uma explicação adicional para a mudança de nome: para diferenciar da versão clássica do jogo, disponível apenas para PCs que não usam Windows 10, chamada “Java Edition”. Esta versão é mais antiga, herança de quando o jogo ainda era apenas propriedade da Mojang, sem envolvimento da Microsoft.

Ela não se comunica com a Bedrock e não tem as atualizações lançadas simultaneamente – porém, o jogo ainda é virtualmente o mesmo, com recursos praticamente idênticos e com as mecânicas iguais para itens, criação, monstros, entre outros.

Colaborou: Victor Toledo

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados

Relacionados