Como descobrir o nome de um filme que você assistiu

What Is My Movie é um motor de busca de filmes que usa termos descritivo combinados com IA para dar a resposta

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Pipoca / Cinema / Filme / Pixabay

O What Is My Movie é um motor de busca de filmes que foi originalmente criado como uma vitrine para a Valossa, uma empresa de Inteligência Artificial (IA). A ideia é mostrar que há novas maneiras de procurar conteúdo em vídeo e, para a nossa sorte, usaram filmes para TV e cinema para demonstrar como funciona. Sendo assim, é possível descobrir o nome de um filme que você assistiu dando algumas dicas para o sistema.

A pesquisa descritiva de filmes é baseada em busca por “conteúdo profundo”. Os engenheiros definem conteúdo profundo como tudo o que podemos ver e ouvir em um vídeo, mas não podemos analisar mecanicamente — pelo menos até agora. A análise de “conteúdo profundo” revisa conteúdo multimídia digital que não está sendo indexado pelos mecanismos de busca tradicionais como Google.com ou Bing.com, por exemplo.

O Deep Content inclui:

  1. transcrições;
  2. áudio;
  3. padrões visuais;
  4. toda forma dados que descreva o conteúdo do vídeo.

Conseguem converter vídeo automaticamente em metadados avançados, que são o coração do mecanismo de busca: um sistema de aprendizado de máquina que entende as consultas em linguagem natural, como você fala. Inclusive, suporta busca por voz.

O Whatismymovie.com conta hoje com uma biblioteca de 130 mil títulos e afirma que segue constantemente melhorando seu desempenho e atualizando o acervo digital. O site usa a API do TMDb, mas afirma que não é endossado pelo The Movie Database.

Como descobrir o nome de um filme?

Infelizmente, o recurso não está disponível em português. Você vai precisar fazer a busca em inglês. O esforço vale a pena, veja como fazer uma busca com algumas dicas.

Descreva qualquer aspecto relevante do conteúdo do filme que você está procurando.

Whats is My Movie Valossa
  • find all Harry Potter movies (encontrar todos os filmes de Harry Potter)
  • encontrar filmes de James Bond com Sean Connery
    (find me James Bond movies with Sean Connery)
  • show me parody films (mostre-me filmes da paródia)
  • filme de ficção científica sobre batalhas espaciais e armas a laser
    (scifi movie about space battles and laser guns)
  • Eastwood protegendo o presidente (eastwood protecting the president)

OU

Pesquise digitando as citações exatas do filme usando aspas:

  • “que a força esteja com você” (“may the force be with you”)
  • A melhor maneira de encontrar atores e diretores é nome completo entre aspas.

O site mostra ainda filtros como geral, título, atores, diretores e pesquisa tradicional.

Fiz buscas simples como o nomes dos personagens Roque e Boca e o sistema ofereceu logo de cara o título correto “Ó Paí, Ó” (2007). A busca em inglês, por “brazilian movie + police captain” retornou “Elite Squad: The Enemy Within (2010)” (Tropa de Elite).

Portanto, divirta-se.

Resultado Busca Filme Whats is My Movie

Use frases completas ditas nos filmes do cinema, descrições de figurino, nomes de personagens, dos atores, dos diretores, das cidades em que se passam as histórias e o sistema vai tratar de vasculhar todos os dados de um filmes para trazê-lo até você.

E não, você não vai parecer um louco buscando coisas genéricas como “aquele filme, com uma garota com o vestido amarelo dançando na praça”. Funciona super bem.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Inteligência Artificial na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados