Início / TB Responde / Cultura /

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman?

O Homem-Morcego da DC; qual a ordem cronológica dos filmes do Batman para os fãs conhecerem tudo do cavaleiro das trevas

Leandro Kovacs

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Tudo começou nos anos 60, estéticas diferentes e marcantes, personalidades tranquilas ou sombrias. Acompanhe no artigo, qual a ordem cronológica dos filmes do Batman a evolução da personagem. Desde a inspiração na série cômica, com Adam West, até as interpretações sombrias de Christian Bale na trilogia Cavaleiro das Trevas. O conteúdo vai atender os curiosos e os apaixonados pelo Homem-Morcego.

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Deny Freeman/Flickr)

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Deny Freeman/Flickr)

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman?

É interessante, ver os filmes do Batman em ordem cronológica para ter contato com a evolução da personalidade do herói. O início na série infantil até o comportamento mais adulto e sombrio. 

O Batman é um personagem que vive no limite entre justiça e vingança, a maturidade em suas atitudes era um desejo dos fãs, para aproximar-se mais das características dos quadrinhos.

1. Batman: O Filme (1966)

A primeira produção em longa metragem com o herói da DC. O longa de 1966 segue os mesmos parâmetros da série que ficou famosa na década de 60. Batman luta ao lado do seu companheiro Robin, contra os mais famosos vilões: Mulher-gato, Pinguim, Charada e Coringa, de Cesar Romero, o galã que pintava o rosto por cima de seu bigode.

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Shed on the Moon/Flickr)

O primeiro longa metragem foi nos anos 60 (Imagem: Shed on the Moon/Flickr)

2. Batman (1989)

O Batman tem seu retorno mais moderno, não tão infantil quanto o primeiro filme, mas ainda longe das trevas dos filmes de Christopher Nolan. 

O herói é interpretado por Michael Keaton nesta versão dirigida por Tim Burton. O longa ganhou um Oscar, além de mostrar a transformação do Coringa em um super criminoso, brilhantemente interpretado por Jack Nicholson.

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

Primeiro filme dirigido por Tim Burton (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

3. Batman: O retorno (1992)

Batman: O Retorno, é lançado para finalizar a série de filmes dirigidos por Tim Burton e interpretado por Michael Keaton, iniciada em 1989. Nesta trama, é dada a sequência do filme anterior.

Na primeira experiência de obscurecer o roteiro do Batman, o herói enfrenta o Pinguim, interpretado por Danny Devito. Batman ainda precisa lidar com as maldades da Mulher-Gato, interpretada por Michelle Pfeiffer. Batman: O retorno, é considerado o melhor filme do Batman na era clássica, até o fim dos anos 90.

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

Deny Devito interpretou o Pinguim no segundo filme de Tim Burton (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

4. Batman Eternamente (1995)

Com o término da dobradinha entre Tim Burton e Michael Keaton, mudanças drásticas foram feitas neste filme de 1995. Para a direção, assumiu Joel Schumacher e o papel de Batman ficou para Val Kilmer, conhecido por sua participação em Top Gun. 

O destaque deste longa é a inserção e explicação da origem de Dick Grayson, o Robin. Também são apresentados os vilões Charada e Duas-Caras, para o público mais jovem e afastado dos quadrinhos.

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

A apresentação do Charada e o Duas-Caras no cinema (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

5. Batman e Robin (1997)

Nova substituição de protagonista, agora, com a entrada de George Cloney no papel de Batman. A direção continuou com Joel Schumacher, após o lançamento e as duras críticas, o projeto foi engavetado pela Warner Bros. 

Na história, além de Batman e Robin, contamos com a entrada de Batgirl. O trio se une para enfrentar Senhor Frio (Mr.Freeze), Hera Venenosa e Bane. A participação de Arnold Schwarzenegger como vilão não ajudou, neste que é considerado o pior filme do Batman na era clássica.

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

Figurinos exagerados marcaram a suspensão do projeto (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

6. Batman Begins (2005)

Agora, começa a trilogia que elevou os filmes do Batman para outro patamar. Com direção de Christopher Nolan e a interpretação do herói com Christian Bale, a série é aclamada pela crítica e fãs. 

Como um recomeço, a trama volta a infância do herói, a morte dos seus pais e o treinamento que recebeu para entrar na Liga das Sombras, controlada por seu futuro inimigo Ra’s al Ghul.

O vilão a ser batido no filme de 2005 é o Espantalho, que utiliza um gás psicótico, gerando alucinações assombrosas em suas vítimas. O vilão tem uma abordagem mais política, indo além do clichê de dominação mundial.

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

A estreia de Christian Bale como Batman (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

7. O Cavaleiro das Trevas (2008)

Dando continuidade ao trabalho da dupla Christopher Nolan e Christian Bale, somos apresentados a esse que é considerado o melhor filme do Homem-Morcego em todos os tempos. 

O adversário é o Coringa, interpretado por Heath Ledger, que inclusive ganhou um Oscar póstumo pela sua interpretação. Além do sádico e violento “chefe” do crime de Gotham, temos a apresentação e transformação do promotor Harvey Dent, que ao fim da trama vira o Duas-Caras.

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

Heath Ledger fez a melhor interpretação do Coringa (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

8. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Finalizando a trilogia de sucesso da dupla de direção e interpretação, vemos o Homem-Morcego após um período de 8 anos de isolamento, assumindo a culpa pela violência sofrida pelo promotor Harvey Dent.

Retomamos o conflito entre Batman e a Liga das Sombras, do seu tutor e agora inimigo Ra’s al Ghul. Bane, ex-membro da Liga das Sombras, vai para Gotham a fim de colocar os planos de Ra’s al Ghul em prática, destruindo toda a cidade. 

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

O reencontro entre Batman e seu inimigo Bane (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

Aparições do Batman em outros filmes

O herói participou de outros longas de forma mais direta ou indireta. Os filmes são reuniões ou spin-off de outros super heróis e vilões.

1. Batman vs Superman: A origem da Justiça (2016)

Filme que aborda o conflito mortal entre os dois super heróis da DC. Manipulado por Lex Luthor ‒ inimigo do homem de aço ‒ Batman passa a ver o Superman como uma ameaça à vida na Terra.

2. Esquadrão Suicída (2016)

Filme focado no grupo de supervilões que foi reunido para enfrentar ameaças e missões com grande risco de morte. O universo deste longa é o mesmo de Batman, que faz uma aparição simples, pegando arquivos de meta humanos registrados pelo Governo, das mãos de Amanda Waller.

3. Liga da Justiça – Joss Whedon (2017)

A trama acompanha o Batman e a Mulher-Maravilha reunindo a equipe de heróis, para enfrentar o Lobo da Estepe, que planejava usar as Caixas Mães para destruir a Terra. 

Em um período de dois anos após a morte do Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman e Ciborgue se unem para salvar o planeta.   

Para os curiosos ou fãs do Homem-Morcego, é muito interessante ver todos os filmes para acompanhar a evolução da personagem ao longo do tempo. Bons filmes.