Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman?
O Homem-Morcego da DC; qual a ordem cronológica dos filmes do Batman para os fãs conhecerem tudo do cavaleiro das trevas
Tudo começou nos anos 60, estéticas diferentes e marcantes, personalidades tranquilas ou sombrias. Acompanhe no artigo, qual a ordem cronológica dos filmes do Batman a evolução da personagem. Desde a inspiração na série cômica, com Adam West, até as interpretações sombrias de Christian Bale na trilogia Cavaleiro das Trevas. O conteúdo vai atender os curiosos e os apaixonados pelo Homem-Morcego.
Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman?
É interessante, ver os filmes do Batman em ordem cronológica para ter contato com a evolução da personalidade do herói. O início na série infantil até o comportamento mais adulto e sombrio.
O Batman é um personagem que vive no limite entre justiça e vingança, a maturidade em suas atitudes era um desejo dos fãs, para aproximar-se mais das características dos quadrinhos.
1. Batman: O Filme (1966)
A primeira produção em longa metragem com o herói da DC. O longa de 1966 segue os mesmos parâmetros da série que ficou famosa na década de 60. Batman luta ao lado do seu companheiro Robin, contra os mais famosos vilões: Mulher-gato, Pinguim, Charada e Coringa, de Cesar Romero, o galã que pintava o rosto por cima de seu bigode.
2. Batman (1989)
O Batman tem seu retorno mais moderno, não tão infantil quanto o primeiro filme, mas ainda longe das trevas dos filmes de Christopher Nolan.
O herói é interpretado por Michael Keaton nesta versão dirigida por Tim Burton. O longa ganhou um Oscar, além de mostrar a transformação do Coringa em um super criminoso, brilhantemente interpretado por Jack Nicholson.
3. Batman: O retorno (1992)
Batman: O Retorno, é lançado para finalizar a série de filmes dirigidos por Tim Burton e interpretado por Michael Keaton, iniciada em 1989. Nesta trama, é dada a sequência do filme anterior.
Na primeira experiência de obscurecer o roteiro do Batman, o herói enfrenta o Pinguim, interpretado por Danny Devito. Batman ainda precisa lidar com as maldades da Mulher-Gato, interpretada por Michelle Pfeiffer. Batman: O retorno, é considerado o melhor filme do Batman na era clássica, até o fim dos anos 90.
4. Batman Eternamente (1995)
Com o término da dobradinha entre Tim Burton e Michael Keaton, mudanças drásticas foram feitas neste filme de 1995. Para a direção, assumiu Joel Schumacher e o papel de Batman ficou para Val Kilmer, conhecido por sua participação em Top Gun.
O destaque deste longa é a inserção e explicação da origem de Dick Grayson, o Robin. Também são apresentados os vilões Charada e Duas-Caras, para o público mais jovem e afastado dos quadrinhos.
5. Batman e Robin (1997)
Nova substituição de protagonista, agora, com a entrada de George Cloney no papel de Batman. A direção continuou com Joel Schumacher, após o lançamento e as duras críticas, o projeto foi engavetado pela Warner Bros.
Na história, além de Batman e Robin, contamos com a entrada de Batgirl. O trio se une para enfrentar Senhor Frio (Mr.Freeze), Hera Venenosa e Bane. A participação de Arnold Schwarzenegger como vilão não ajudou, neste que é considerado o pior filme do Batman na era clássica.
6. Batman Begins (2005)
Agora, começa a trilogia que elevou os filmes do Batman para outro patamar. Com direção de Christopher Nolan e a interpretação do herói com Christian Bale, a série é aclamada pela crítica e fãs.
Como um recomeço, a trama volta a infância do herói, a morte dos seus pais e o treinamento que recebeu para entrar na Liga das Sombras, controlada por seu futuro inimigo Ra’s al Ghul.
O vilão a ser batido no filme de 2005 é o Espantalho, que utiliza um gás psicótico, gerando alucinações assombrosas em suas vítimas. O vilão tem uma abordagem mais política, indo além do clichê de dominação mundial.
7. O Cavaleiro das Trevas (2008)
Dando continuidade ao trabalho da dupla Christopher Nolan e Christian Bale, somos apresentados a esse que é considerado o melhor filme do Homem-Morcego em todos os tempos.
O adversário é o Coringa, interpretado por Heath Ledger, que inclusive ganhou um Oscar póstumo pela sua interpretação. Além do sádico e violento “chefe” do crime de Gotham, temos a apresentação e transformação do promotor Harvey Dent, que ao fim da trama vira o Duas-Caras.
8. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
Finalizando a trilogia de sucesso da dupla de direção e interpretação, vemos o Homem-Morcego após um período de 8 anos de isolamento, assumindo a culpa pela violência sofrida pelo promotor Harvey Dent.
Retomamos o conflito entre Batman e a Liga das Sombras, do seu tutor e agora inimigo Ra’s al Ghul. Bane, ex-membro da Liga das Sombras, vai para Gotham a fim de colocar os planos de Ra’s al Ghul em prática, destruindo toda a cidade.
Aparições do Batman em outros filmes
O herói participou de outros longas de forma mais direta ou indireta. Os filmes são reuniões ou spin-off de outros super heróis e vilões.
1. Batman vs Superman: A origem da Justiça (2016)
Filme que aborda o conflito mortal entre os dois super heróis da DC. Manipulado por Lex Luthor ‒ inimigo do homem de aço ‒ Batman passa a ver o Superman como uma ameaça à vida na Terra.
2. Esquadrão Suicída (2016)
Filme focado no grupo de supervilões que foi reunido para enfrentar ameaças e missões com grande risco de morte. O universo deste longa é o mesmo de Batman, que faz uma aparição simples, pegando arquivos de meta humanos registrados pelo Governo, das mãos de Amanda Waller.
3. Liga da Justiça – Joss Whedon (2017)
A trama acompanha o Batman e a Mulher-Maravilha reunindo a equipe de heróis, para enfrentar o Lobo da Estepe, que planejava usar as Caixas Mães para destruir a Terra.
Em um período de dois anos após a morte do Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman e Ciborgue se unem para salvar o planeta.
Para os curiosos ou fãs do Homem-Morcego, é muito interessante ver todos os filmes para acompanhar a evolução da personagem ao longo do tempo. Bons filmes.