A instalação de softwares no Mac OS ficou ainda mais fácil com a chegada da Mac App Store, que trouxe o modelo de loja de aplicativos do iOS para os desktops e notebooks da Apple. Já para desinstalar um programa sempre foi tão simples quanto ir até a pasta Aplicativos e arrastar o ícone para a lixeira.

Porém o que algumas pessoas não sabem é que nesse modelo de desinstalação o Mac guarda todas as preferências do aplicativo que foi excluído, para caso você se arrependa e precise voltar a usá-lo. Coisa que muita gente não gosta.

Para resolver isso e desinstalar sem deixar ratros existe um aplicativo gratuito, o AppCleaner.

Download | AppCleaner

Ele funciona de forma semelhante à lixeira. A diferença é que ele busca rastros de arquivos de preferências e de opcões guardadas em pastas que ficam debaixo do capô do sistema.

Veja o exemplo do que o NeoOffice deixaria na minha máquina se eu simplesmente arrastasse para a lixeira:

É possível desmarcar aquilo que você não tem certeza que quer apagar. Antes você até pode dar uma explorada no conteúdo, é só clicar no ícone da lista. O aplicativo indica onde o arquivo ou pasta está escondido, abrindo no Finder.

Ele ainda serve para desinstalar widgets do Dashboard e também Plugins/Extensões de programas espalhados pelo seu Mac. No exemplo abaixo ele lista plugins como o Java e Real Player:

Para remover é praticamente o mesmo processo das Apps: você marca no lado esquerdo e clica em Search. O programa irá buscar por dependências daquele plugin e aí sim lhe dar a opção de remover. Aproveite para fazer uma faxina, quem sabe não ganha um pouco de espaço no seu HD?

SmartDelete

Um dos recursos mais bacanas do AppCleaner é que ele passa a monitorar a lixeira do sistema. Assim que você arrasta uma app para lá, ele mostra as lista de arquivos de configuração que podem ser removidos junto com o programa que será desinstalado. Contudo, o SmartDelete precisa ser ativado.

Vá até as preferências no menu AppCleaner > Preferences… (CMD+,). Na aba SmartDelete clique em Enable SmarDelete. A partir de agora toda vez que você arrastar uma app para a lixeira, a seguinte tela será exibida:

Neste caso eu arrastei o Google Chrome para a lixeira e ele me deu a opção de levar junto o arquivo .plist, justamente onde são guardadas suas configurações pessoais do Chrome.

A app é uma mão na roda para quem testa muitos programas e desiste fácil deles. Ah, mesmo ele enviando tudo para a lixeira antes de realmente apagar, nunca é demais usar com calma e sabedoria.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre macOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rodrigo Muniz

Rodrigo Muniz

Ex-redator

Rodrigo Muniz estuda arquitetura da informação desde 2002. É pós-graduado em Design da informação pela Universidade Federal de Pernambuco e trabalha como UX Designer. Atuou como redator no Tecnoblog, especializado na produção de tutoriais sobre aplicativos de produtividade e do ecossistema da Apple. Também oferece mentorias na PretUX, para ajudar pessoas pretas a serem inseridas no mercado de UX.

Canal Exclusivo

Relacionados