Como diminuir o tamanho de um arquivo em PDF [compactar]

Saiba como diminuir o tamanho de um arquivo em PDF sem precisar instalar nenhum programa usando o computador ou seu celular

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 11 meses
Pessoa digitando em um MacBook. (Imagem: Luke Southern/Unsplash)

Se você precisa enviar um documento muito longo e pesado, é possível diminuir o tamanho do arquivo em PDF sem precisar instalar nada. O recurso costuma ser útil quando há limite no tamanho do upload de anexos em sites, e-mails e mensageiros. Você pode fazer usando as ferramentas: SmallPDF, I Love PDF ou PDF Compressor.

Tempo necessário: 2 minutos

No tutorial abaixo, vamos usar o SmallPDF. Ele roda no navegador e funciona em todas as plataformas: Mac, Windows ou Linux. No celular também consegue suprir emergências no browser mobile.

  1. Acesse o menu do site

    No seu navegador, acesse a página oficial do SmallPDF, role a tela até aparecer as ferramentas mais usadas e, em seguida, selecione “Comprimir PDF”; Tela com as principais ferramentas do SmallPDF

  2. Envie o arquivo que deseja alterar

    Arraste o arquivo até a página ou clique em “Escolher arquivos” e selecione o documento que deseja comprimir;Caminho para subir arquivo na página

  3. Faça a compressão

    Selecione “Compressão básica“, opção disponível gratuitamente, e clique em “Escolha a opção“; a” Compressão forte” só é valida caso assine um plano Pro;Opções de compressão do SmallPDF

  4. Faça o download

    Após comprimir o documento, clique em “Baixar“, ao lado direito do arquivo. Botão de "Baixar" do SmallPDF

O SmallPDF afirma que reduz os digitalizados para 144dpi, um tamanho ideal para enviar arquivos pela web e por e-mail. Você pode enviar arquivos do seu computador, ou do Google Drive e Dropbox.

Como PDFs quase sempre são documentos de trabalho, é natural ficar preocupado com o que acontece com os arquivos depois. O site afirma que eles são excluídos permanentemente do servidor após uma hora da compactação e que ninguém terá acesso, com privacidade garantida.

Ainda de acordo com o SmallPDF, você pode processar até dois documentos por hora (ou seja, compactar até dois arquivos PDF) usando qualquer uma das ferramentas online (isso inclui todos os recursos do site, não só compactação de PDF) gratuitamente. Para mais, você precisa assinar um plano SmallPDF Pro. As ferramentas ficam ilimitadas. O plano Pro também inclui “processamento em lote”, ao mesmo tempo.

Há também a versão do SmallPDF Desktop para diminuir o tamanho de arquivos offline. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, mas tem um limite de tempo para uso no modo de testes. Durante o período, todas as ferramentas estarão disponíveis sem precisar pagar. Ao fim, o aplicativo permanecerá gratuito para a leitura de documentos em PDF, outras ferramentas só estarão disponíveis com a assinatura do Pro.

Outras ferramentas

Como opção, há o I Love PDF, que permite escolher o nível da compressão (extrema, recomendada e baixa), que varia a quantidade de pontos por polegada (dpi) e oferece outros recursos de segurança e compartilhamento de arquivos usando a nuvem. O processo de envio de arquivo e compressão é em parecido com o SmallPDF.

Opções de compressão oferecidas pelo I Love PDF. (Imagem: reprodução/I Love PDF)

O PDF Compressor também oferece serviços semelhantes e permite selecionar até 20 arquivos em PDF de uma vez. Depois, baixar cada um individualmente ou, se preferir, todos os arquivos de uma vez só num arquivo ZIP, mantendo qualidade de impressão.

Caso o interesse seja uso comercial dos web apps, leia atentamente a política de privacidade de cada um deles sobre upload, armazenamento e licenças para grupos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PDF na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados