Com a ajuda de um editor de PDF online, é possível modificar documentos de forma gratuita e sem precisar instalar qualquer software. Da mesma forma, uma vez que essas ferramentas são acessíveis diretamente do navegador, você também pode utilizá-las em diferentes dispositivos, incluindo PC, smartphone ou tablet.

Editar um PDF online pode ser uma opção quando não é possível instalar um app dedicado, ou, ainda, quando o software que você possui não dispõe das funções necessárias. Isso porque, além de permitir editar o conteúdo do arquivo, muitas plataformas oferecem ferramentas de conversão de PDFs, entre outras funcionalidades.

A seguir, confira um passo a passo sobre como editar PDF online de graça.

1. Acesse o site “I Love PDF”

Use o navegador do seu PC, smartphone ou tablet para acessar o site www.ilovepdf.com/pt. Além de bastante utilizada para editar PDF gratuitamente, essa ferramenta não exige criação de conta ou login para nenhuma de suas mais de 20 funções.

2. Selecione a opção “Editar PDF”

Localize e selecione a opção “Editar PDF”. Com ela, é possível adicionar textos, imagens, formas ou anotações livres a um documento PDF. Vale citar, porém, que o site também permite comprimir, converter e dividir os arquivos, entre outras alterações.

Clicando na opção "Editar PDF online" no site iLovePDF
Além de editar PDF online, a ferramenta é capaz de realizar outras modificações (Imagem: Reprodução/iLovePDF)

3. Selecione o PDF que você deseja editar

Toque ou clique no botão “Selecionar arquivo PDF”. Em seguida, o site irá abrir o gerenciador de arquivos do seu dispositivo para que você possa encontrar e selecionar o documento a ser editado.

4. Adicione e edite textos e elementos ao seu PDF

O documento selecionado será aberto no painel de edições automaticamente. Nesta tela, uma barra na parte superior reúne as funções para adicionar textos, imagens, desenhos e até formas geométricas.

Importante: o recurso que possibilita alterar um texto já presente no PDF está disponível apenas na versão paga da ferramenta. Contudo, é possível obter o mesmo resultado sobrescrevendo o trecho que você deseja alterar.

Para isso, digite o texto normalmente e, na hora dos ajustes, defina uma cor para o fundo da sua caixa de texto – de preferência, a mesma cor da página do documento. Por fim, basta posicionar o novo texto acima do antigo, e ajustar os detalhes (fonte, tamanho, formatação) conforme forem necessários.

5. Remova, reordene ou reedite um dos elementos adicionados

Todas as edições realizadas por você aparecerão no painel lateral à direita da tela. Neste painel, você pode reverter suas edições ao deletar os elementos que adicionou ao documento. Para isso, basta identificar o elemento no painel e clicar no ícone da lixeira.

Importante: neste mesmo painel, você também pode reordenar os elementos adicionados, de forma que um texto apareça acima de uma imagem ou forma, por exemplo. Para isso, basta clicar no ícone à esquerda do painel e arrastar o elemento para acima ou abaixo dos demais.

6. Conclua suas alterações

Clique no botão “Editar PDF” para concluir suas alterações no documento. Em seguida, será exibida uma janela com o documento pronto para ser baixado.

10. Baixe o seu PDF editado

Aqui, você deve clicar no botão “Baixar PDF” para iniciar o download do documento editado. O documento será salvo no seu computador sem nenhuma marca d’água ou identificação da ferramenta.

Baixando o documento PDF editado
Você terá acesso ao seu PDF sem marcas d’água ou identificações da ferramenta (Imagem: Reprodução/iLovePDF)

Quais outros sites permitem editar um PDF online?

O iLovePDF não é o único site para editar PDF de graça disponível atualmente. Contudo, a maioria das alternativas peca em não oferecer tantas funcionalidades quanto ele, ou, quando oferecem, costumam exigir cadastro ou a assinatura de um teste grátis. A seguir, veja algumas opções:

  • Editor de PDFs online da Adobe: permite adicionar textos, lembretes e desenhos simples ao seu PDF, além de oferecer um espaço de até 5 GB para o armazenamento e compartilhamento dos documentos. Por outro lado, a ferramenta requer a criação de uma conta gratuita para ser utilizada;
  • PDF Simpli: permite adicionar textos, imagens, desenhos, assinaturas e até marcas d’água aos documentos. Além disso, oferece um recurso de reconhecimento de texto que facilita a edição de textos já existentes no PDF. Apesar disso, também requer a criação de uma conta gratuita para baixar o arquivo;
  • pdfFiller: possui uma interface bastante intuitiva, além de oferecer funções adicionais, como um histórico de edições e a opção para incluir campos editáveis no documento. No entanto, a ferramenta exige que o usuário se cadastre e assine um teste grátis de 30 dias;

Por que um PDF não pode ser editado?

O PDF foi desenvolvido para preservar as características originais dos documentos virtuais. Esse formato foi desenvolvido pela Adobe em 1993, com a intenção de garantir que todo arquivo PDF fosse exibido exatamente da forma em que foi redigido, evitando que diferenças entre os computadores causassem incompatibilidades ou discrepâncias.

Assim, tal qual um formato “universal”, o PDF foi inicialmente projetado para não admitir edições ou alterações. Consequentemente, os arquivos não só preservavam a formatação original, mas também a integridade de seu conteúdo.

Em uma época em que não havia assinatura digital, isso acabou por transformar o PDF em um formato confiável, com arquivos que ocupavam pouco armazenamento e que não exigiam softwares específicos para serem lidos.

Embora a história tenha mudado atualmente, vale destacar que PDFs assinados eletronicamente não podem ser alterados sem ter sua assinatura corrompida.

Consigo editar um PDF no Word?

É possível editar um PDF no Word a partir da versão 2013 do Microsoft Office. No entanto, é preciso considerar que, ao abrir um documento do tipo, o software irá converter o PDF em arquivo do Word (.doc), o que pode desconfigurar o documento e alterar a disposição dos textos. Ao finalizar a edição, é possível salvar o documento novamente em formato “.pdf”.

Relacionados

Escrito por

Fernando Telles

Fernando Telles

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.