Como fazer citação de dicionário segundo a ABNT

Impresso ou online, com autor especificado ou não; veja como fazer citação de dicionário e como indicar cada referência

Gabrielle Lancellotti
Por

Como fazer uma citação de dicionário, segundo as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pode ser uma dúvida entre universitários que estão na fase de criação do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

É possível usar um dicionário online como fonte de pesquisa ou uma versão impressa do livro. Entretanto, vale destacar que a maneira de referenciar esses dois tipos de materiais é diferente. Veja como fazer a citação durante o desenvolvimento do texto e como escrever a referência bibliográfica.

Como fazer citação de dicionário/Pixabay/Steve Buissinne

Como fazer citação de dicionário [ABNT]

A palavra “risco” será usada para criar os exemplos de citação.

1. Dicionário impresso

Tipo de dicionário_______  Exemplo de citação no textoReferência bibliográfica
Dicionário sem autor/coordenador especificadoDicionário Escolar Ciranda Cultural/ReproduçãoSegundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa (2015, p. 435), entre as definições da palavra “risco”, há a “possibilidade de perigo iminente”.Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. 1 ed. Barueri, SP: Ciranda Cultural, 2015.
Dicionário com autor/coordenador especificadoDicionário Antônio Geraldo da Cunha/ReproduçãoA palavra “risco” significa “…”
(CUNHA, 2009, p. 522).
CUNHA, Antônio Geraldo da. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 2ª ed. rev. e ampl. de acordo com a nova ortografia. Rio de Janeiro: Lexikon, 2009.

obs.: é obrigatória, em citações diretas, a indicação da página na qual o termo ou trecho está localizado.

2. Dicionário online

Em dicionários online, normalmente, não há definição de autores. Sendo assim, coloca-se a palavra pesquisada em caixa alta e o ano de publicação ou, na falta dessa informação, o ano da data de acesso. Na citação de obras online, é importante indicar a URL. Ou seja, o link que a banca avaliadora poderá acessar para conferir o conteúdo.

Aplicação no desenvolvimento do texto:

Define-se “risco” como “probabilidade ou possibilidade de perigo” (RISCO, 2020).

Na referência deve constar:

  1. a palavra pesquisada em letras maiúsculas;
  2. “In” seguido do nome do dicionário;
  3. cidade, nome da empresa mantenedora e ano;
  4. link da página com o conteúdo pesquisado;
  5. data na qual o estudante acessou o site.

Exemplo:

RISCO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/risco/>. Acesso em: 27/07/2020.

Com informações de: Unifap, Referências Bibliográficas, Dicio

Gabrielle Lancellotti

Ex-redatora

Gabrielle Lancellotti é jornalista formada pela UFRJ. Foi redatora no Tecnoblog escrevendo artigos e tutoriais sobre aplicativos, redes sociais e softwares entre 2020 e 2022. Teve seu primeiro contato com SEO em 2016, e hoje atua como analista na área. Quando não está cercada por múltiplas telas e pilhas de livros e cadernos, gosta de inventar receitas na cozinha e fazer bolos decorados.

Relacionados

Relacionados