Como fazer uma introdução nas normas ABNT
Publicidade do trabalho; saiba como fazer uma introdução nas normas ABNT e deixe atrativo de forma correta seu TCC
Publicidade do trabalho; saiba como fazer uma introdução nas normas ABNT e deixe atrativo de forma correta seu TCC
A introdução do TCC ou de qualquer trabalho é o cartão de visitas para criar engajamento e interesse do leitor no conteúdo. Fazer a introdução é uma arte, veja em meu artigo como fazer uma introdução nas normas ABNT, respeitando as normas e algumas dicas para criar um texto atrativo.
A definição da estrutura de uma monografia ou TCC é feita pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que define 3 divisões principais: Os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, com seus respectivos subitens.
A introdução da monografia está no grupo dos elementos textuais, junto com desenvolvimento e a conclusão. O conteúdo do trabalho deve ser abordado nos 3 elementos textuais, ao longo do texto.
A definição mais simples é que a Introdução deve apresentar o tema, de forma geral, do conteúdo do TCC e introduzir o leitor ao assunto principal da pesquisa, trazendo seus objetivos e metodologia.
A boa introdução vai motivar o leitor a virar a página, a se interessar pelo trabalho todo. Essa é a chance para deixar claro que o trabalho é importante, explicando os principais conceitos necessários para compreender o texto completo.
Não necessariamente. A localização da introdução dentro do trabalho acadêmico é no início, mas como em todo o trabalho que permita edição, não é pré requisito produzir o conteúdo na ordem em que aparece na montagem final.
Na minha opinião, é melhor deixar para escrever a introdução quando a discussão e conclusões já tiverem sido produzidas. Dessa forma, o estudante já tem uma visão ampla do trabalho, fica melhor para conduzir o leitor ao longo do texto da introdução quando se tem definido onde quer chegar.
Muitas estudantes preferem resolver logo de cara a redação da introdução do TCC. Não existe problema nisso, contanto que faça uma revisão toda vez que terminar a produção de outro elemento textual, para ver se está de acordo.
Para a introdução, segundo as normas ABNT, o padrão de formatação utilizado deve ser o mesmo do restante do trabalho. O que define estar correto é, tamanho do texto e pontos de conteúdo. Para a ABNT uma introdução correta deve ter:
Espero ter ajudado a saber como fazer um introdução nas normas ABNT. O grande “pulo do gato” é organizar todas as suas ideias, de forma clara e atraentes para os futuros leitores do trabalho acadêmico.