Como fazer uma introdução nas normas ABNT

Publicidade do trabalho; saiba como fazer uma introdução nas normas ABNT e deixe atrativo de forma correta seu TCC

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
Como fazer uma introdução do TCC (Imagem: Annie Spratt/Unsplash)
Como fazer uma introdução do TCC (Imagem: Annie Spratt/Unsplash)

A introdução do TCC ou de qualquer trabalho é o cartão de visitas para criar engajamento e interesse do leitor no conteúdo. Fazer a introdução é uma arte, veja em meu artigo como fazer uma introdução nas normas ABNT, respeitando as normas e algumas dicas para criar um texto atrativo.  

O que é a introdução do TCC

A definição da estrutura de uma monografia ou TCC é feita pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que define 3 divisões principais: Os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, com seus respectivos subitens.

A introdução da monografia está no grupo dos elementos textuais, junto com desenvolvimento e a conclusão. O conteúdo do trabalho deve ser abordado nos 3 elementos textuais, ao longo do texto.

Qual o objetivo da introdução do TCC

A definição mais simples é que a Introdução deve apresentar o tema, de forma geral, do conteúdo do TCC e introduzir o leitor ao assunto principal da pesquisa, trazendo seus objetivos e metodologia. 

A boa introdução vai motivar o leitor a virar a página, a se interessar pelo trabalho todo. Essa é a chance para deixar claro que o trabalho é importante, explicando os principais conceitos necessários para compreender o texto completo.

Escrever a introdução primeiro?

Não necessariamente. A localização da introdução dentro do trabalho acadêmico é no início, mas como em todo o trabalho que permita edição, não é pré requisito produzir o conteúdo na ordem em que aparece na montagem final. 

Na minha opinião, é melhor deixar para escrever a introdução quando a discussão e conclusões já tiverem sido produzidas. Dessa forma, o estudante já tem uma visão ampla do trabalho, fica melhor para conduzir o leitor ao longo do texto da introdução quando se tem definido onde quer chegar.

Muitas estudantes preferem resolver logo de cara a redação da introdução do TCC. Não existe problema nisso, contanto que faça uma revisão toda vez que terminar a produção de outro elemento textual, para ver se está de acordo.

Regras da ABNT

Para a introdução, segundo as normas ABNT, o padrão de formatação utilizado deve ser o mesmo do restante do trabalho. O que define estar correto é, tamanho do texto e pontos de conteúdo. Para a ABNT uma introdução correta deve ter:

  • Em torno de 10 parágrafos;
  • Deve apresentar o tema do trabalho;
  • Conter o “problema de pesquisa”;
  • O objetivo final da pesquisa;
  • Explicar a metodologia utilizada em toda a pesquisa.

Dicas para uma boa introdução do TCC

  1. Atrair o leitor: É necessário atrair o interesse do leitor, mostrando o trabalho como algo interessante.É de bom tom, evitar a promessa de um tema interessante, e entregar outro, como algo entediante. Deve-se estar atento para outra falha: não apresentar motivação sobre um tema em comparação ao que outras pessoas escrevem normalmente;
  2. Trabalhar o questionamento: O leitor deve ter uma idéia clara da questão de investigação. Reforçando que terá uma resposta satisfatória até o final do trabalho. Normalmente, a questão pode tomar dois parágrafos na redação de uma introdução;
  3. Trabalhos anteriores: É importante identificar os trabalhos prévios, que são fundamentais para o entendimento da contribuição do seu trabalho. A cautela está em evitar discutir trabalhos que não são essenciais da narrativa do próprio trabalho. Cuidado para não ser desrespeitoso ao afirmar que um trabalho anterior está incompleto;
  4. Contribuição para o todo: Ao fazer uma introdução, o recomendado é descrever aproximadamente 3 contribuições que o trabalho acadêmico fará em relação aos anteriores, esse pode ser um dos seus objetivos;
  5. Organização na introdução: A organização do texto da introdução deve estar próxima às outras partes do TCC. Não escreva um esboço tão genérico que poderia ser aplicado a qualquer trabalho. Customize o roteiro para o projeto e mencione “palavras chave”, que são problemas, soluções, resultados, que serão vistos ao longo do texto.

Espero ter ajudado a saber como fazer um introdução nas normas ABNT. O grande “pulo do gato” é organizar todas as suas ideias, de forma clara e atraentes para os futuros leitores do trabalho acadêmico.

Com informações: ufrgs, mettzer, mettzer2, mettzer3

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre ABNT na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados