Como fixar uma mensagem no Telegram [Grupos e Canais]

Saiba como fixar uma mensagem no Telegram para mantê-la sempre visível e facilitar a leitura dos membros de grupos e canais

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Aplicativo do Telegram (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)
Aplicativo do Telegram (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

O Telegram oferece diversos recursos que não estão disponíveis no WhatsApp, seu principal concorrente. Um deles é a possibilidade de fixar uma mensagem, tanto em grupos quanto em canais, algo extremamente útil para manter um texto importante sempre visível para outros usuários. Abaixo, vou te mostrar como fazer isso.

Requisitos para fixar mensagens no Telegram

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que nem todas as pessoas que estão em um grupo/canal podem fixar uma mensagem. Na verdade, esse recurso só está disponível para administradores ou membros com permissões avançadas.

Caso você tenha um grupo/canal e queira conceder privilégios de administrador a um membro, como a possibilidade de fixar mensagens, siga as instruções abaixo:

  1. Abra o aplicativo do Telegram — ele está disponível gratuitamente para Android e iPhone (iOS);
  2. Entre no grupo/canal desejado;
  3. Toque no nome do grupo/canal no topo da tela;
  4. Na lista de membros, toque e segure no nome da pessoa que deseja conceder os privilégios;
  5. Toque em “Promover a administrador”;
    Processo para promover um membro a administrador em um grupo no Telegram (Imagem: Reprodução/Telegram)
  6. Marque a permissão de fixar mensagens e depois toque no ícone de “✓” no canto superior direito — um canal não entrega essa opção, mas tocando no mesmo ícone de “✓” depois do passo 5, o membro selecionado terá acesso a esse recurso normalmente.

Como fixar mensagens no Telegram

Vale ressaltar que, quando uma mensagem é fixada em um grupo, todos os membros recebem uma notificação, mesmo que eles tenham habilitado o recurso que permite silenciá-las. Infelizmente, essa função de alerta não está disponível para canais.

Dito isso, siga as instruções abaixo para saber como fixar uma mensagem no Telegram:

  1. Abra o aplicativo do Telegram;
  2. Entre no grupo/canal que deseja fixar uma mensagem;
  3. Toque na mensagem desejada e depois em “Fixar”;
  4. Quando um pop-up de confirmação surgir na tela, toque novamente em “Fixar” — se for um grupo, mantenha selecionado a opção “Notificar todos os membros”.

Assim como no WhatsApp, o mensageiro azul também permite fixar uma conversa. Para isso, basta tocar e segurar no chat desejado e depois no ícone de alfinete no topo da tela.

Pronto, agora você já sabe como fixar uma mensagem no Telegram para manter um texto importante sempre visível para os membros de um grupo ou canal.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Telegram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Canal Exclusivo

Relacionados