Como imprimir em PDF

Mais leve e sustentável. Como imprimir em PDF, economizar com tinta e papel e ter seus todos os seus arquivos sempre à mão

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 1 ano
Como imprimir em PDF

Algumas alternativas como imprimir e criar arquivos em PDF podem lhe aliviar dois pesos: o da responsabilidade ambiental e o peso real de altos volumes de documentos do dia a dia, que podem simplesmente serem armazenados na nuvem.

Para se ter uma ideia, segundo a organização mundial Water Footprint Network, na produção de uma única folha de papel A4 (o clássico 21×29,7cm), são necessários, em média, 10l de água, fora a madeira, o transporte e tantos outros detalhes envolvidos. 

Como imprimir em PDF

Avaliando que não estamos sozinhos no mundo, uma boa providência seria imprimir somente o necessário. Torne seu computador uma impressora PDF. Em vez de optar por sua impressora física, execute a tarefa através de uma impressora virtual. Ou seja, faça um comando similar ao realizado por sua impressora, porém obtendo um arquivo digital ao final.

Independente do browser utilizado, ou a partir de qualquer programa, é possível imprimir um arquivo em PDF de forma bastante similar. Sem utilizar recursos rebuscados ou instalar programas. E o melhor: de forma gratuita e simples.

  1. Menu “File” (Arquivo) > “Print” (Imprimir);
  2. Ou siga o atalho “⌘ + P” (macOS) ou “Control + P” (Windows);
  3. Em “Destination” (Destino), em vez de selecionar uma impressora;
    Escolha a opção “Save as PDF” (Salvar como PDF);
  4. Clique em “Save” (Salvar).

Mesmo que as janelas não sejam iguais na hora de marcar as opções, o atalho é sempre o mesmo, como nos exemplo do Google Docs, em uma página qualquer da web, ou no Office

Como imprimir em PDF
Como imprimir em PDF

Falando em Office, nele é um pouquinho diferente:

  1. Atalho atalho “⌘ + P” (macOS) ou “Control + P” (Windows);
  2. Na janela que se abrirá, clique no seletor PDF;
  3. Em vez de ir na lista de impressoras, escolha a opção “Save as PDF” (Salvar como PDF);
  4. Confirme no botão “Print” (Imprimir).

Você pode fazer o mesmo procedimento para imprimir boletos, por exemplo, e salvá-los em pastas de forma organizada e sem ocupar espaço em casa. Pode eliminar páginas não relevantes para armazenamento e salvar apenas as páginas desejadas, preenchendo o campo “Pages” (Páginas).

Como imprimir em PDF

E se você já tiver criado algo em formato pdf, ainda é possível editá-lo. Existem inúmeras ferramentas online que podem te ajudar nesta missão.

Agora que você já sabe como guardar seus textos importantes em formato digital, mas já está preocupado com o que fazer com tanto PDF no computador. Uma dica: libere espaço, salvando os conteúdos em alternativas de armazenamento e compartilhamento na nuvem.

Com informações: Adobe.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Página na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Relacionados