Como iniciar o Windows 11 em modo de segurança

Conheça detalhes sobre como funciona o modo de segurança do Windows 11 e quais os métodos para ativar o recurso

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Copilot já é testado no Bloco de Notas do Windows 11 (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Colocar seu computador em modo de segurança é importante em casos de problemas de funcionamento. Essa função permite iniciar o Windows apenas com drivers e arquivos básicos para que o usuário consiga corrigir o que estiver causando conflitos. Há dois modos de se fazer. Veja, a seguir, quais são e como iniciar o Windows 11 em modo de segurança.

A partir das configurações do PC

Tempo necessário: 5 minutos

Para colocar o Windows 11 em modo de segurança é preciso ter em mente quais recursos do sistema operacional você quer usar.

Caso precise de acesso à internet, o último passo do tutorial abaixo requer atenção sobre qual tecla pressionar. Veja mais detalhes no passo a passo a seguir

  1. Abra as configurações

    O primeiro passo para iniciar o Windows 11 em modo de segurança é abrir o painel de configurações localizado na barra de tarefas. Caso o botão não esteja visível, procure na barra de pesquisa do menu iniciar;Como iniciar o Windows 11 em modo de segurança

  2. Procure pelo menu “Recuperação”

    Com o painel de configurações aberto, na aba “Sistema”, procure pelo menu “Recuperação” e clique para abrir;Como iniciar o Windows 11 em modo de segurança

  3. Reinicie o PC

    No menu “Inicialização avançada” clique no botão “Reiniciar agora” para ter acesso ao menu de recuperação do sistema operacional;Como iniciar o Windows 11 em modo de segurança

  4. Coloque em modo de segurança

    Depois que o computador for reiniciado, selecione “Solucionar problemas“, vá até “Opções avançadas“, “Configurações de inicialização” e, por fim, em “Reiniciar“;

  5. Inicie o PC

    Assim que o computador for reiniciado, você verá uma lista de opções. Pressione 4 ou F4 para iniciar o computador no modo de segurança ou 5 e F5 para iniciar o modo com Rede, caso precise de acesso à internet.

Pronto, agora você já sabe como iniciar o Windows 11 em modo de segurança a partir das configurações do sistema operacional.

Nesse modo, o dispositivo garante que você acesse apenas o que é de mais essencial em relação à drivers e outras ferramentas. Assim, é possível impedir o carregamento de softwares mal-intencionados e aplicativos conflitantes, por exemplo.

Caso prefira fazer de outra maneira, é possível acessar o modo a partir da tela de login do PC. Veja como no tópico abaixo.

Na tela de login

Esse método pode ser útil para aqueles que, por algum motivo, não conseguem ter acesso ao menu de configurações do sistema. Para isso:

  1. Segure o Shift na tela de login
    Na tela de login, pressione e segure a tecla “Shift” enquanto seleciona o botão “Power” e, na sequência, clique em “Reiniciar
  2. Coloque em modo de segurança
    Depois que o computador for reiniciado, selecione “Solucionar problemas“, vá até “Opções avançadas“, “Configurações de inicialização” e, por fim, em “Reiniciar“.
  3. Inicie o PC
    Assim que o computador for reiniciado, você verá uma lista de opções. Pressione 4 ou F4 para iniciar o computador no modo de segurança ou 5 e F5 para iniciar o modo com Rede, caso precise de acesso à internet.

Pronto! Como foi possível notar, o método é bem semelhante ao citado no tópico anterior e possui a mesma finalidade. Porém, com alguns passos a menos.

Reiniciar o dispositivo deve ser suficiente para que o Windows 11 volte a iniciar de maneira convencional após todo esse processo. Entretanto, caso não aconteça, é preciso desativar manualmente nas configurações de inicialização do sistema.

Veja como abaixo!

Como desativar as atualizações do Windows
Use a ferramenta Executar caso precise desativar o modo de segurança manualmente (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Iniciando o Windows 11 normalmente

  1. Abra o Executar
    Para desativar nas opções de inicialização, abra a ferramenta “Executar” pressionando as teclas “Windows + R“;
  2. Digite o comando
    Assim que a ferramenta for aberta digite “msconfig” (sem aspas) para abrir o menu de inicialização e de Enter;
  3. Desative o modo de segurança
    Por fim, vá até à aba “Inicialização do Sistema” e desmarque a caixa de seleção “Inicialização segura“.

É isso! Basta reiniciar o computador mais uma vez para conferir se deu tudo certo.

Com informações: Suporte Microsoft.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados